AnálisesHardware

Synology RT6600ax [Router]

Construído com base no novo padrão Wi-Fi 6, o router de banda tripla RT6600ax pode oferecer até 6,6 Gbps em débito sem fios combinado. Os três rádios funcionam em conjunto com a porta WAN/LAN de 2,5 GbE configurável, para garantir a velocidade máxima de ligação para cada dispositivo.
Alimentado pelo nosso sistema operativo Synology Router Manager em constante evolução, o RT6600ax foi concebido para tornar simples a segurança e a gestão da sua rede.

Agora que já transcrevi o que vem na brochura deste produto o melhor é falar sobre a experiênica enquanto utilizador.

Experiência

A primeira coisa que notamos ao tirar o equipamento da caixa e saltou à vista foi o tamanho do equipamento e o número de antenas. Para quem está acostumado a comprar destes equipamentos na casa dos 50 a 100 euros nota-se aqui uma grande diferença. Externamente podemos ver então as 6 antenas, o painel de LEDs indicativos.
Na parte anterior do equipamento temos 1 porta USB 3.2 onde poderemos ligar um dispositivo de armazenamento, as portas Ethernet que são 5: 1 para ligar ao vosso modem e 4 para ligar os equipamentos, sendo que 1 delas é 2,5GbE e as outras 3 são Gigabit.
Podemos ainda encontrar os botões para ligar o equipamento, fazer o reset e também aporta de alimentação.
Numa das faces laterais temos os botões WPS e para ligar e desligar o WiFi.

Ligar o equipamento é igual aos outros mas posso fizer que a configuração iniciar foi a mais agradável que tive até agora.
Podemos fazer a configuração através do telemóvel mas optei pelo computador, onde o ambiente gráfico se assemelha a um desktop de um sistema operativo moderno.
Além de mais agradável visualmente, achei-o também mais intuitivo.

Uma vez funcional, fiz um teste de velocidade de internet bem como da cobertura de sinal pela minha casa e devo dizer que fiquei bastante surpreendido. O sinal Wi-Fi não só estava mais forte, já que nunca antes tinha atingido tão boa velocidade de internet – e isto verificou-se ao longo de vários dias – como a cobertura tornou dispensável o uso do powerline que tinha.

Para além das normais redes 2.4 e 5GHz o equipamento permite ainda criar uma rede de convidado. Esta rede tem a opção de permitir, ou não, que os dispositivos ligados comuniquem entre si, tornando esta uma solução bastante mais segura para quando damos acesso às pessoas que nos visitam em casa mas não queremos que acedam aos nossos ficheiros partilhados pelo equipamento.

Funcionalidades

Uma das coisas que mais me atraiu neste equipamento foi o controlo parental. Para além de eficaz é também muito simples de configurar.
Acedendo ao controlo parental no Synology Router Manager podemos criar novos utilizadores e designar-lhes dispositivos. Assim, quem tem filhos em idades “perigosas”, pode definir não só períodos de utilização como utilização máxima em horas diárias. Existe ainda a opção de premiar com mais tempo caso haja necessidade.
Além deste tipo de controlo poderemos também utilizar alguns filtros pré-configurados que previnem que as crianças acedam a conteúdos impróprios para a sua idade.
No meu caso estas opções são bastante úteis pois os meus filhotes deixaram de passar as férias agarrados aos dispositivos e viram-se obrigados a fazer outras coisas e eu fiquei mais descansado com a sua utilização na internet.

Também muito bom foi a partilha de ficheiros multimédia. Ligando uma flashdrive diretamente ao router permitiu-me ver filmes diretamente na TV bem como ouvir a minha música (isto se forem como eu que ainda tenho a minha biblioteca de música em MP3).

Em resumo, posso dizer que este router é o melhor que alguma vez tive e provavelmente em todos os aspetos. A configuração e alteração de configurações é extremamente rápida, quando há uma falha de energia é o mais rápido a reiniciar, tem mais opções que qualquer outro dos que já configurei e é também, tecnicamente, superior.

Recomendação

Se precisam de um equipamento com uma boa cobertura e boas velocidades, sem dúvida. Não esperem, claro, milagres na cobertura do sinal. Ainda assim acredito que vai chegar àqueles locais onde, antes, não chegava.
Outra grande vantagem é o controlo parental. Isto permite-nos estar bastante mais descansados quanto à utilização da internet por parte das crianças.
Por fim também posso dizer que gostei bastante da partilha de ficheiros que foi bastante fácil de configurar e não exigiu que dedicasse um computador para ter os ficheiros partilhados em casa entre vários dispositivos. Para além de útil a transmissão de dados é bastante rápida.

Galeria

Synology RT6600ax

220€
8.9

Desempenho

9.5/10

Qualidade de construção

9.5/10

Design

8.5/10

Preço

8.0/10

Prós

  • Cobertura de sinal
  • Velocidades
  • Controlo Parental

Contras

  • Preço pode ser alto
Previous post

Aviso para todos os químicos - o RPG 'Potion Permit' já está disponível no PC e consolas!

Next post

be quiet! Silent Wings Pro 4 [Ventoinha]

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.