Trust Muta [Gamepad]
O Trust MUTA é um gamepad Bluetooth destinado a uso em PC e Nintendo Switch. Este modelo tem uma só opção de cor, preto, com detalhes em vermelho.
Podem ver este produto on-site aqui: Trust MUTA
Condições de teste
Jogos utilizados:
Procurou-se utilizar jogos que recorrem a múltiplos botões com frequência e que permitissem o teste do sistema de vibração.
Com estes aspetos em mente os jogos utilizados foram,
Mario Kart 8, Pokémon Legends Arceus e Naruto Ultimate Ninja Storm 4.
Dados sobre o produto
Tipo de produto: Gamepad MUTA
Segmento: GXT 1230
Função/utilização alvo: PC e Nintendo Switch Gaming
Gama da preços: Aproximadamente 40€
Análise
Desde que tenho a minha Nintendo Switch, tem sido minha intenção desde o início, expandir a coleção de comandos, pois, boa parte dos jogos da Nintendo, são melhor disfrutados quando jogados com alguém. E não sei se vocês já jogaram Mario Kart com Joy-Cons, mas é um verdadeiro desafio que quase me fizeram desistir do jogo!
Depois dessa má experiência comecei a estudar as minhas opções, primeiro na gama de produtos da Nintendo, onde encontrei algumas opções: os já mencionados Joy-Cons, mas adicionando a peça de suporte, o preço torna-se proibitivo. De seguida temos o comando pro, que, certamente, é uma melhor opção sobre a opção anterior se o que se procura é definitivamente um comando, mesmo assim o preço ainda não é ideal (embora seja mais barato que os Joy-Com). E por último, na gama Nintendo, temos os comandos com fio, que são muito mais acessíveis, mas devido ao comprimento do cabo, 3m, não são uma boa opção para a minha situação.
Com tantos contras, o mais lógico é procurar no mercado alternativo. Aqui, naveguei num mar de produtos de origem duvidosa, até que, encontrei o GXT 1230 MUTA, um produto de uma marca de confiança e que se apresenta como a alternativa ideal ao melhor que a Nintendo tem para oferecer em termos de comandos.
Com este MUTA, a Trust promete um gamepad sem fios com motion controls, feedback de vibração e uma bateria de alta capacidade. E deixem-me dizer que cumpre em todas as promessas e até excede na última, pois desde que o comando chegou às minhas mãos, depois de duas horas de carregamento, já excedeu as 10 horas de bateria prometidas pelo fabricante.
Em termos da estrutura física, o corpo do comando, assemelha-se ao do comando pro da Nintendo, no que consta ao toque, confirma-se que estamos a manejar um produto premium, com um plástico de qualidade e atenção especifica à aderência. Os botões, são firmes, mas não ao ponto de exigir uma pressão excessiva para obter a resposta desejada.
Conclusão
O GXT 1230 MUTA é um comando de qualidade superior com um preço acessível, que cumpre com todas as qualidades técnicas que se espera num comando de qualidade para a Nintendo Switch com um uso que se pode estender ao PC.