AnálisesJogos

One Hand Clapping

Introdução

Data de Lançamento: 10 de junho de 2021

Plataformas: Windows, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Desenvolvedor: Bad Dream Games

Preço: 14.99€

Descrição: Em One Hand Clapping utilizas a tua voz como parte das ferramentas para avançares nos níveis, fazendo dele um voice 2D plataformer.

Metodologia

Género:Indie, Plataformas, Vocal 2D platformer

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 2 horas.

Gameplay Overview: Com a tua voz e sons com o teu corpo, avanças num mundo mágico, num dos formatos mais únicos de plataforma que já vivenciaste. Treina bem a tua voz porque esta é uma verdadeira aventura sonora.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a primeira hora:

Análise

Interface: Quase HUDless este jogo de plataformas utiliza pequenos grafismos e nuances sonoras para te levar a perceber o que precisas de fazer.

História: A narrativa leva-nos por temas ora felizes ora tristes, ou mais assustadores, por zonas diferentes em termos visuais e sonoros. Cada etapa vai apresentando os desafios de forma diferente.

Comunidade: Tem canal Discord e página na Steam, onde conta com 28 achivements para desbloquearem e até Steam Trading Cards. A zona de comunidade e hub são moderadamente ativas para o alcance do jogo.

Sensação de Recompensa: As nossas primeiras tentativas foram complicadas, porque não estávamos com o melhor microfone e configuração para não parecermos uma galinha esganiçada… Mas depois melhorou e a mistura de som com movimentos no teclado ganha outra dimensão e é muito gratificante conseguirmos nos movimentar com esta ferramenta muitas vezes não interveniente.

O que mais gostamos: O ambiente é genial, com a mistura perfeita de desafios com sonoridade, num jogo especialmente encantador e amigável. A voz tem mesmo um papel ativo, não é um segundo recurso.

O que menos gostamos: É preciso calibrar bem as coisas, se trocarem de jogador voltem a correr o assistente (os vizinhos vão agradecer). Parece também que o jogo ao evoluir perdeu uma componente online que para stream seria super viral.

Conclusão

One Hand Clapping é um jogo que coloca o som, preferencialmente a nossa voz, como o principal elemento de interação com o mundo, no equivalente a um sistema haptico para as nossas cordas vocais. Os gráficos são incríveis, as missões divertidas e diferentes, que nos desafiam de maneiras diferentes a cada capítulo. Conforme progredimos no jogo ficamos ainda mais maravilhados com este mundo, que mesmo no meio de toda esta magia, nos confronta com temas de saúde mental complexos e atuais.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Keymailer.

One Hand Clapping

14.99€
9.1

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

10.0/10

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Desafios não repetitivos
  • História aborda temas interessantes
  • Gráficos muito bonitos

Contras

  • Vão precisar de alguma destreza para certas secções
Previous post

Oitava edição do PC Gaming Show apresentou mais de 45 títulos

Next post

be quiet! Silent Wings 4 - As evolução das ventoinhas modulares para a refrigeração perfeita

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.