AnálisesJogos

Pokémon Legends Arceus

Introdução

Data de lançamento: 28 de janeiro de 2022

Plataformas: Nintendo Switch

Desenvolvedor: Game Freak

Estudios: Nintendo, The Pokémon Company

Preço: 59,99€

Descrição: Explora a região de Hisui, uma versão primitiva de Sinoh e sê o primeiro a completar a Pokédex, estudando os Pokémon da região, seja por captura ou batalha, descobrindo os seus gostos e comportamentos. Durante o processo será que consegues terminar o longo conflito entre os clãs nativos da região?

Metodologia

Género: Aventura, Ação, RPG

Modo: Single-Player

Condição de vitória: Completar a história e a pokédex.

Gameplay Overview: Captura, batalha e explora os terrenos abertos num estilo de nunca visto antes no mundo em que a harmonia entre humanos e Pokémon ainda está na sua infância. Tu és encarregue por uma força maior, a levar os ocupantes de Hisui para o caminho correto.

Gráficos & Som

Análise

Eu jogo Pokémon desde a primária, lembro-me de pegar no Gameboy Color de um colega e apanhar o meu primeiro Kakuna, na route 46 de Johto, e pensar que tinha feito algo incrível. Desde então passei centenas de horas a conquistar ginásios, ligas, capturar lendários, colecionar Pokémon, em geral fomentar uma paixão por este franchise. Mas múltiplas razões, o último jogo que completei foi o Pokémon Omega Ruby, joguei o Pokémon Sun, mas devido a limitações hardware não completei. Embora não tenha jogado as instalações seguintes do franchise, nunca o parei de seguir, pois embora não conseguisse jogar, o interesse é eterno.

Tendo recentemente recebido uma Nintendo Switch, e vendo os trailers para o novo jogo, tomei este momento como a oportunidade perfeita para seguir ativamente o franchise, comprando mesmo o jogo no dia de lançamento, e deixem-me dizer que valeu a pena!

A GameFreak deu ouvidos à audiência e tomando em consideração o que aprenderam com Let’s Go Pikachu e Eevee, e Sword e Shield, trazem-nos o projeto mais experimental da linhagem principal de jogos.

Em Pokémon Legends Arceus, o jogador presencia e influencia em primeira pessoa o conflito exposto nas instalações da quarta geração, tendo mesmo papel ativo no desenrolar da história aludida. Outras referências que o jogo tem a versões anteriores, são NPCs que são claros antepassados de populares personagens das versões Pearl, Diamond e Platinum.

Agora deixando o futuro para trás, vamos falar o que é novo! Alguns dos elementos testados nos jogos anteriores da era da Switch foram refinados e colocados neste jogo, como os espaços abertos que são comparáveis a uma expansão da Wild Area dos jogos Sword e Shield, tal como todos os Pokémon selvagens, sem exceções aparecem no terreno em aberto, terrenos estes que em contexto não sejam tão vazios quanto muita gente diz, sendo eliminados os encontros selvagens aos quais estávamos habituados desde 1996. Sem entrar em demasiados detalhes, os muito odiados HMs foram erradicados e mudar os ataques aos nossos parceiros nunca foi tão acessível. Para além destes, muitos elementos de jogos RPG, foram introduzidos como, um novo sistema de inventário, um novo e melhorado mapa, sistema de missões, entre outros. No que consta a novos Pokémon e variantes, diria que este é dos pontos mais fracos. Ponto de parte as variantes de Palkia e Dialga, diria que muitos dos novos designs, exsudam potencial desperdiçado indo mesmo tão longe a dizer que nenhum se destaca na positiva, variando entre o mau e o banal.

Este jogo é um grande passo no caminho certo para a Game Freak, trazendo para o franchise uma frescura que tanto precisava, eliminando a linearidade do jogo e aumentando a dificuldade consideravelmente, tendo em conta a tendência que os jogos tiveram desde a sexta geração, dando grandes esperanças para o que possa vir para a nona. Mas também acho que é necessário um pouco de calma vindo dos fãs, visto que do Reddit, desde o lançamento do jogo não para de imaginar e sugerir versões de Pokémon Legends isto e aquilo. Acredito que o próximo jogo volte a uma fórmula mais convencional, mas desta vez com uma outra perspetiva de como melhorar a experiência para o jogador, provavelmente criando um híbrido entre o que é novo e o que estamos mais habituados. Não sei bem o que está para vir com propriedade intelectual fabulosa, mas uma coisa é certa este jogo é incrível, e daqui uns minutos vou pegar na minha Switch porque tenho uma Pokédex a terminar!

Pokémon Legends: Arceus

59,99€
8

História

9.0/10

Gráficos

7.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

7.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Novas mecânicas de jogo
  • História cativante

Contras

  • Gráficos que por vezes deixam um pouco a desejar
  • Novos designs desinspirados
Previous post

Razer expande o RazerStore Rewards

Next post

Alvos na Ucrânia atingidos por ciberataques com um malware “apagador de dados” - HermeticWiper

Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.