AnálisesJogos

shapez.io – Constrói a tua fábrica automática

Introdução

Data de Lançamento: 7 de junho de 2020

Plataformas: PC, Linux

Desenvolvedor: Tobias Springer

Preço: 9.99€

Descrição: shapez.io é um jogo onde constroem uma fábrica para automatizar a criação e processamento de formas cada vez mais complexas num mapa que se expande sem fim.

Metodologia

Género:  Estratégia, Simulação, Indie, Casual

Modo: PVE

Condição de Vitoria: Jogar durante 5 horas.

Gameplay Overview: shapez.io é um jogo que nos coloca no centro duma fábrica de formas coloridas, que evoluem, crescem em dificuldade e que devemos combinar para satisfazer as nossas encomendas. as quais podem interagir e conviver.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, muito viciante e bem construída, partilhamos a nossa 1ª hora nesta aventura.

Análise

Interface: Com cores neutras de base, as pequenas peças de puzzle muito coloridas são fáceis de interpretar. As máquinas tem no seu centro um símbolo que nos diz qual a sua função e sentido, sem serem muito intrusivas.

História: Não há modo de história e cada módulo novo é introduzindo obrigando-nos a o utilizar, o que funciona muito bem.

Comunidade: Há um grupo de Discord bastante ativo para o tamanho do jogo, onde podem partilhar bons momentos.

Sensação de Recompensa: A capacidade de nos prender é bastante elevada, só ficando comprometida pelas nossas decisões de configuração que, desconhecendo os próximos passos, nos vão levar a ter de apagar fases e recomeçar secções de produção.

O que mais gostamos: Os módulos e a sua complexidade cresce rapidamente, tornando o jogo muito desafiante.

O que menos gostamos: Algumas vezes não percebemos imediatamente porque não estamos a conseguir colocar um módulo, o que nos leva a ter de apagar longas secções já construídas.

Conclusão

De visual muito simples mas com todo o tipo de maquinaria, em shapez.io construímos verdadeiros módulos de produção, que rapidamente deixam de ser simples. O tutorial acaba por acontecer durante horas e a vossa fábrica vai crescendo cada vez mais, num ambiente muito simpático e calmo.

shapez.io

9.99€
8.4

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

7.0/10

Prós

  • Visualmente muito simples
  • Entretém facilmente durante longos períodos
  • É um desafio crescente e interessante

Contras

  • Não é fácil perceber como vai evoluir o jogo e ficamos facilmente com módulos anteriores inúteis
  • Nem sempre as visual hints são claras
Previous post

White Shadows

Next post

Vivid - Cinco criptomoedas para estar atento em 2022

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.