AnálisesJogos

shapez.io – Constrói a tua fábrica automática

Introdução

Data de Lançamento: 7 de junho de 2020

Plataformas: PC, Linux

Desenvolvedor: Tobias Springer

Preço: 9.99€

Descrição: shapez.io é um jogo onde constroem uma fábrica para automatizar a criação e processamento de formas cada vez mais complexas num mapa que se expande sem fim.

Metodologia

Género:  Estratégia, Simulação, Indie, Casual

Modo: PVE

Condição de Vitoria: Jogar durante 5 horas.

Gameplay Overview: shapez.io é um jogo que nos coloca no centro duma fábrica de formas coloridas, que evoluem, crescem em dificuldade e que devemos combinar para satisfazer as nossas encomendas. as quais podem interagir e conviver.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, muito viciante e bem construída, partilhamos a nossa 1ª hora nesta aventura.

Análise

Interface: Com cores neutras de base, as pequenas peças de puzzle muito coloridas são fáceis de interpretar. As máquinas tem no seu centro um símbolo que nos diz qual a sua função e sentido, sem serem muito intrusivas.

História: Não há modo de história e cada módulo novo é introduzindo obrigando-nos a o utilizar, o que funciona muito bem.

Comunidade: Há um grupo de Discord bastante ativo para o tamanho do jogo, onde podem partilhar bons momentos.

Sensação de Recompensa: A capacidade de nos prender é bastante elevada, só ficando comprometida pelas nossas decisões de configuração que, desconhecendo os próximos passos, nos vão levar a ter de apagar fases e recomeçar secções de produção.

O que mais gostamos: Os módulos e a sua complexidade cresce rapidamente, tornando o jogo muito desafiante.

O que menos gostamos: Algumas vezes não percebemos imediatamente porque não estamos a conseguir colocar um módulo, o que nos leva a ter de apagar longas secções já construídas.

Conclusão

De visual muito simples mas com todo o tipo de maquinaria, em shapez.io construímos verdadeiros módulos de produção, que rapidamente deixam de ser simples. O tutorial acaba por acontecer durante horas e a vossa fábrica vai crescendo cada vez mais, num ambiente muito simpático e calmo.

shapez.io

9.99€
8.4

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

7.0/10

Prós

  • Visualmente muito simples
  • Entretém facilmente durante longos períodos
  • É um desafio crescente e interessante

Contras

  • Não é fácil perceber como vai evoluir o jogo e ficamos facilmente com módulos anteriores inúteis
  • Nem sempre as visual hints são claras
Previous post

White Shadows

Next post

Vivid - Cinco criptomoedas para estar atento em 2022

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.