ModdingProjectos da Equipa

Raijintek ENYO MATRIX

A trilogia original Matrix é, sem sombra de dúvida, uma das melhores, mais sólida e mais futuristas (quiçá atuais) já criadas.

É impressionante pensar que um grupo de filmes lançado há 20 anos retrataria tão bem a atual situação, a desconexão da realidade, que ferramentas humanas, como as redes sociais, provocam. É esse um dos principais motivos para ainda hoje existirem canais como o Matrix Explained, que tão bem falam, vídeo após vídeo, dos vários detalhes desta “fantasia”.

Como geeks e nerds, Matrix tem um lugar muito especial no nosso disco rígido pessoal e decidimos fazer um projeto que o parabeniza, para o dia do lançamento do seu quarto filme: Ressurreição.

Foi no primeiro trimestre do ano que decidimos deixar o desafio à Raijintek, que prontamente nos enviou o seu modelo mais futurista e uma tela perfeita para este projeto, uma Raijintek ENYO, cuja modificação poderam acompanhar pelas nossas redes sociais e Livestream original do unboxing.

Um projeto simples, com um gigante sistema de refrigeração a água, uma iluminação RGB bem trabalhada e uns espectaculares vinis em dupla camada com o conhecido código da trilogia. Temos também alguns pequenos Easter eggs, que serão detectados pelos maiores fãs.

Patrocínios e apoios

Raijintek
Bitspower
be quiet!
NZXT Portugal
Mayhems
Koolance
Jingway
ZOTAC

Componentes

Caixa – Raijintek ENYO
Placa-mãe – NZXT N7 Z590 em preto
Gráfica – ZOTAC RTX 3060 12GB GDDR6
Processador – Intel Celeron G5905 2-Core 3.5GHz 4MB Skt1200
Memória – G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
Disco – SSD M.2 2280 Kingston A2000 500GB 3D TLC NVMe
Fonte – be quiet! Dark Power 12 Pro 750W

Coldware

Bloco para processador Bitspower Ice Black Intel
Bloco para RAM Bitspower 4 DIMM Black + 2 módulos universais para RAM
Conectores Bitspower Carbon Black 16/10mm G1/4″ com o-ring UV red ou UV blue
Reservatórios Bitspower Crystal Clear 150mm/50mm de diâmetro com tubo cinzento interno e conector anti-ciclone no fundo
Bomba Jingway DP1200
Ventoinhas Noiseblocker: 2 radiadores com Multiframe M12-S3 HS e outros 2 com Blacksilent Pro PL-PS 120mm
Radiadores Koolance de 480mm pretos HX-CU1320V
Tubo Mayhems Clear 16/10mm
Líquido Mayhems Pastel UV Green (~1,7 litros)
Fillport, Flow meter, joelhos e tampas Bitspower Carbon Black
Torneiras Shinny Grey da Bitspower para enchimento e drenagem rápida
Todas as ventoinhas e a bomba são controladas utilizando o NZXT CAM

Modware

Extensões “naked” Coldzero em verde;
Bitspower thumbscrew em preto com knurl;

Lightningware

NZXT HUE 2 Kit
NZXT HUE 2 Cable combs
Controlo pelo NZXT CAM

Periféricos

Monitor – AOC U3277PWQU
Rato – Razer DeathAdder Elite + Razer Bungee V3 Chroma
Teclado – Razer Deathstalker 2016
Tapete – Razer Gigantus M V2

Modificações

# Vinil em duas camadas com efeito de desvanecimento nas laterais, incluindo a cor amarela associada ao código das máquinas, como visto nos créditos do primeiro trailer;
# Furacão para permitir dois reservatórios verticais;
# Alteração dos parafusos para versões de aperto totalmente manual da Bitspower;

Vídeo Recap

[Brevemente]

Modders

# Modificação e refrigeração por Luís Alves
# Design por Inês Brito
# Imagem gráfica (vinil) por Alexandre Santos

Galeria

Links úteis

Worklog no fórum – LINK

Gostaram deste projeto?
Que passo gostariam de ver falado num próximo vídeo sobre ele?
Façam nos chegar a vossa opinião aqui nos comentários, por e-mail para modding@modaafoca.com ou no nosso Discord no canal #modding

Se forem nossos Patronos, podem ainda aceder a fotos especiais e atrás das cenas na plataforma.

Este projeto foi também partilhado na Blockchain LBRY na plataforma Odysee no link seguinte – [brevemente]

Link para o projeto na builds.gg – [brevemente]

Previous post

NZXT anuncia uma nova caixa temática - CRFT Cyberpunk 2077 H710i

Next post

Trust GXT 865 ASTA [Teclado gaming]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.