AnálisesHardware

NZXT Manta


A NZXT Manta é claramente uma caixa que trabalha noutra liga. O seu design arrojado, com painéis curvos de metal e um corpo gigante para sistemas mITX é impar no mercado, sendo impossível não ficar babado pelas suas linhas. Especialmente a versão igual à que temos em teste, em branco, deixa transparecer toda a qualidade de construção colocada no produto.

Podem ver este produto on-site aqui: NZXT Manta

Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware
# NZXT Manta White
# NZXT HUE+
# NZXT GRID+ v2
# NZXT Internal HUB
# Intel i7-4770
# MSI Z97
# MSI GTX660 Twin Frozr 2GB
# Kingston HyperX Beast DDR3 2133MHz 2x8GB
# SSD Crucial MX100 256GB
# WD Green 2TB
# Corsair Modular CX750M

Coldware
1ª fase:
# Prolimatech Phanter;
# 2x Phanteks PH-F120S brancas;

2ª fase:
# NZXT Kraken X52
# 5x NZXT Aer

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Caixa mITX
Segmento: ITX
Função/utilização alvo: PC Building e Modding
Gama da preços: Aproximadamente 130€
Versão: Branco

Análise

Os nossos primeiros momentos com a Manta:

Esteve também presente connosco na Lisbon Maker Faire 2016 – Link

Produzimos um setup com ela de novo Winkitosh.

A frente é limpa, com um pequeno logo da marca. No topo existe o botão de power, led power e disco numa míni linha, dois USB 3.0 e portas áudio. A lateral direita é simples e a esquerda tem um magnífico acrílico. Os painéis são todos simples de remover, devendo se começar peça lateral, frente e por último topo. Existe um sistema de filtro na frontal e outro na fonte de alimentação.

A tapar esta fonte de alimentação existe um midplate que possui entalhes para aproveitar o fluxo da ventoinha da frontal que fica na posição de baixo para refrescar a placa gráfica, ótima decisão.

O sistema de refrigeração ideal será com entrada na frente pelas diversas malhas e extração na traseira e pelas malhas do topo. Estas malhas são obviamente muito importantes na criação de um bom fluxo, motivo pelo qual a Manta é uma caixa mITX muito boa. Em termos de ventoinhas podem colocar na frente duas 120mm ou 140mm, no topo igual e na traseira apenas 120mm. As mesmas medidas se aplicam a radiadores, o que é bom. Os dissipadores a ar podem ter até 160mm de altura, albergando praticamente todos os dissipadores do mercado. Em termos de placa gráfica podem utilizar até 363mm.

Já na refrigeração a água instalamos um AIO de 240mm na frontal com muita facilidade. Sistemas peça a peça e até hardline são também possíveis de utilizar.

Em termos de ruído é uma caixa que pelos materiais utilizados promove muito a construção de sistemas silenciosos.

Para cablagem existe atrás da placa 38mm de espaço, que ajuda muito a arrumar todos os cabos. Outro ponto que gosto muito é o uso daquela chapa em S a esconder os cabos principais, em vês de uns grommet feios.

Em termos de discos, existem os óbvios dois discos de 2,5 polegas fáceis de colocar ao lado da placa mãe e visíveis pela lateral de acrílico. Acresce outras duas posições para discos 3,5 polegadas e um terceiro de 2,5 polegadas no fundo.

Esta instalação não é muito intuitiva e poderia ter sido melhor aproveitada. É o único ponto menos forte numa instalação super simples.

Como extras existe um Molex que vos permite ligar os leds da iluminação (divisória da fonte e na traseira perto do I/O shield) e o hub para as ventoinhas. Este HUB permite ligar 7 ventoinhas de 3 pinos e uma de 4 pinos (com possibilidade de utilizar o sinal da placa mãe). Todos os acessórios incluídos seguem a mesma linha e qualidade da caixa.

Montagem de um sistema nesta caixa:

Conclusão

A NZXT Manta é uma caixa apaixonante no mercado das mITX que nos tem deliciado na construção do Winkitosh. A qualidade de construção é boa, as possibilidades de modificação ínfimas, tem um cooling super bem pensado e é muito muito prática de usar.

NZXT Manta

130€
8.9

Qualidade construção

10.0/10

Design

9.0/10

Aircooling

9.0/10

Watercooling

8.0/10

Modding

9.0/10

Ruído

9.0/10

Cablagem

8.0/10

Instalação

9.0/10

Opções de personalização

9.0/10

Extras e funcionalidades

9.0/10

Prós

  • Design
  • Capacidade de refrigeração

Contras

  • Instalação dos discos mais complicada que o resto
  • Exige muita prática na gestão de cabos
  • Acrílico risca facilmente
Previous post

Shadow Arena

Next post

Samsung Knox Vault - A plataforma de segurança para uma nova era móvel

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.