Notas de ImprensaNotícias

Razer faz parceria com startup ClearBot para limpar os oceanos de forma inteligente

Nota de imprensa

No Dia Mundial dos Oceanos, a Razer ajuda a startup ClearBot a redesenhar o seu robot inteligente que recolhe plástico do mar. A Razer tambén atingiu um novo marco de sustentabilidade com seu mascote da campanha #GoGreenWithRazer, Sneki Snek, e lança novos produtos para salvar ainda mais árvores

IRVINE, CALIFORNIA, a 8 de Junho 2021 – Razer™, a marca líder mundial em lifestyle para gamers (Código na Bolsa de Hong Kong: 1337), anunciou hoje uma parceria com a empresa de limpeza dos oceanos, ClearBot, em celebração do Dia Mundial dos Oceanos que acontece hoje, 8 de junho de 2021. Em linha com o plano de sustentabilidade a 10 anos #GoGreenWithRazer, esta parceria está inserida na vertical de investimentos ecológicos da Razer, que visa apoiar startups focadas no meio ambiente e em sustentabilidade, equipando-as com as ferramentas e recursos certos para as ajudar ganhar escala.

Aproximadamente 11 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos e as empresas de limpeza enfrentam frequentemente dificuldades com tecnologia ultrapassada, custos e nível de eficiência. A equipa da ClearBot desenvolve robots que utilizam visão com IA para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos e recolhe informações sobre esses poluentes nos oceanos para proteger a vida aquática. Os robots ClearBot são enviados para apanhar plástico nos oceanos para depois ser tratado de forma responsável.

“Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com uma startup focada em salvar ambiente,” disse Patricia Liu, Chefe da Razer. “A IA exclusiva e a tecnologia de machine learning avançada da ClearBot vão dar competência e equipar governos e organizações em todo o mundo de forma a melhorarem os seus esforços de sustentabilidade. Pedimos às startups que entrem em contacto com a Razer para oportunidades de colaboração, enquanto nos esforçamos para tornar o planeta num lugar mais seguro para as gerações futuras.”

Limpar Lixo Marinho com Tecnologia de AI
Nesta parceria com a ClearBot, os principais engenheiros e designers da Razer dedicaram do tempo pessoal e conhecimento técnico para ajudar a transformar um protótipo num produto escalável e comercializável em massa. Aproveitando o vasto conhecimento de produção da Razer, a ClearBot conseguiu melhorar o design do robot tornando-o ainda mais inteligente e eficiente.

O robot recém-desenvolvido e totalmente automatizado está equipado com recursos de inteligência artificial e machine learning avançado para detetar plástico até dois metros mesmo em águas agitadas. O robot consegue recolher até 200 kg de plástico num único ciclo enquanto é alimentado por energia solar.

A abordagem da equipa Razer para resolver o problema do lixo nos oceanos foi altamente reveladora. Estamos muitos agradecidos à equipa que dedicou o seu tempo a este projeto,” disse Sidhant Gupta, CEO da ClearBot. “Com o novo modelo, estamos confiantes em alargar o nosso alcance global para proteger os oceanos, começando com parceiros em se incluem operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse nesta problemática. Em conjunto com a Razer, esperamos fazer a diferença pela positiva no planeta.

Para promover a participação da comunidade durante o Dia Mundial dos Oceanos, a ClearBot lançou um apelo à ação através do programa de recolha de dados sobre resíduos plásticos no mar. É pedido à comunidade que envie para o site da ClearBot, fotos de resíduos plásticos encontrados frequentemente em mar aberto. A equipa de investigação e desenvolvimento vai adicionar essas informações ao banco de dados do ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de deteção de lixo.

Para saber mais sobre o ClearBot ou participar do programa, visite http://www.clearbot.org
Para obter mais informações sobre o roteiro de sustentabilidade de 10 anos da Razer, clique aqui
Para obter mais informações sobre a indústria de investimentos verdes da Razer, clique aqui

Sneki Snek está de volta ao alcançar Nova Meta

Em março de 2021, a Razer renovou o seu compromisso com o movimento #GoGreenWithRazer sob a campanha Sneki Snek em parceria com a Conservação Internacional, alargando a meta de proteção de árvores de 100.000 para 1 milhão de árvores. Para comemorar o sucesso das primeiras 300.000 árvores salvas, vão ser lançados novos produtos Sneki Snek a cada patamar de 100.000 árvores salvas. Isto acontece depois da enorme procura por parte comunidade por mais produtos da mascote de sustentabilidade desde o início da campanha. Os novos patamares serão às 400.000, 500.000 e assim sucessivamente, até se alcançar a meta final de salvar 1 milhão de árvores.

Com 300.000 árvores já salvas, a Razer lançou dois produtos Sneki Snek novos e adoráveis. A Máscara de Dormir Razer Sneki Snek é acolchoada e apresenta um acabamento aveludado para conforto de sonho e descanso tranquilo. O tapete Razer Sneki Snek protege o chão do desgaste diário e absorve ruído para movimentos da cadeira sem limites. Em linha com os objetivos sustentáveis da mascote Razer, a máscara de dormir e os tapetes são feitos em materiais 100% reciclados.

Para atrair e motivar os fãs da Sneki Snek, a Razer também revelou o próximo merchandising para o patamar de 400.000 árvores – chinelos Razer Sneki Snek. Este calçado macio e fofo garante que cada passo dado é um passo em direção a um planeta sustentável. Disponíveis exclusivamente em Razer.com, o lucro de cada item Sneki Snek ajuda a Conservação Internacional a salvar 10 árvores.

Para mais informações, por favor visite https://www.razer.com/campaigns/sneki-snek 

Previous post

RAZER ISKUR X – Cadeira gaming confortável e duradoura

Next post

Trust GTX 323W Carus [Auscultadores]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.