ArtigosMineração

Chia – Princípios base desta criptomoeda e rede

Hoje vamos falar um pouquinho da Chia Coin ou apenas Chia, que abre ao mercado no próximo dia 3 de Maio de 2021, às 10 AM PDT.

O que é a Chia Coin?

Ao contrário do conhecido BitCoin, a Chia tem como base espaço livre de armazenamento disponibilizado para a blockchain, no que se espera ser a primeira grande validação do conceito “Proof of Space and Time”. Isto significa que invés de utilizar a computação gráfica ou ASICs, podem ser utilizados discos HDD, SSD e NVMe. Um detalhe importante, é que cada tipo de disco é mais adequado a uma tarefa no “farming”, motivo porque é interessante a perceberem.

Recomendamos sempre que leiam o White Paper associado a este sistema.

Sistema de testes

Para partilhar convosco a chegada ao mercado na próxima segunda-feira estamos a preparar um pequeno setup com discos que estavam parados. Neste caso, um SSD SanDisk de 480GB e um disco externo WD de 2TB.

Estamos a utilizar a versão 1.1.2 do software em ambiente Windows, o disco SSD está ligado por SATA III e o externo por USB 3.0. Uma das vantagens destes sistemas é que em termos de consumo energético irão ficar muito longe do que acontece com o mining com gráficas e sistemas dedicados.

Depois de criarem a vossa carteira, um etapa muito simples, ficam prontos a começar o Plotting e ficarem disponíveis para Farming.

Plotting

Nesta etapa criam uma parcela de espaço/tempo que ficará depois disponível para as tarefas da Network. As parcelas básicas são de 101.4GiB, que de forma temporária ocupam quase 240GB, por isso a nossa escolha de um disco de 480GB.

Nesta fase, que é intensiva em termos de escrita e leitura no disco, mas também em RAM e poder de CPU, a preferência cai por um SSD. Este modelo que tenho já é antigo, mas ainda está com boa saúde. Lembrem-se que um processo intensivo como este vai desgastar o SSD.

No software podem optar por plotting em paralelo e até escolher o nº de cores e quantidade máxima de RAM que deixam o programa utilizar. A interface é simples e muito prática, existindo pequenas zonas com um botão de interrogação “?” para esclarecimentos adicionais.

Abaixo uma foto do nosso primeiro teste, criar 5 plots em sequência de 101,4 GiB, com 10 cores, 15GB de RAM e no fim serão armazenados no HDD.

Mesmo sendo uma tarefa intensa, o SanDisk manteve-se nos 33-34ºC de máximo.

Farming

Quando o plot termina, este é verificado e transportado para o disco final. Quanto menos este disco consumir, maiores os vossos possíveis lucros e o disco pode ser transportado entre computadores, desde que associem corretamente o plot final.

O estado final é um sincronismo entre o vosso espaço alocado e o sistema. Aquele valor de dificuldade na imagem? Pois, conforme a rede cresce fica mais complexo de fazer parte dela e representamos cada vez menos na rede. Para ~590 PiB que estavam ontem (dia 27) e 39 de dificuldade, hoje o sistema vai em 935 PiB e 56! Compreender este valor será muito muito importante no futuro.

Chia Calculator

Ainda não é conhecido, nem está muito bem compreendido, que tipo de valor vai ter a XCH (nome da moeda Chia), mas é possível simular bastantes coisas com o Chia Calculator

Fiz um pequeno teste e se neste momento um XCH valesse 20 doláres (o valor que a própria rede estima como razoável para o dia de abertura), os 5 plots que vos mostro acima renderiam 3 dolares por mês. É um valor baixo, mas na rede já existem 980 PiB e eu só estou a doar meio TiB!

Simulando no menu Advanced, mesmo que eu começe com 10 plots base e cresça 10 GiB por dia (que ao fim de 1 ano dá pouco abaixo de 5TB, um tamanho de disco ainda acessível ao consumidor base) e com a rede a crescer 6% por semana, conseguiriam num ano 2.09 XCH e 41 dolares. Este menu é sem dúvida muito interessante, porque continuamos a falar de 1 XCH = 20 dolares. Se o valor for mais, é multiplicar e “fazer as contas”.

Uma das grandes vantagens desta interface é que podem simular valores diferentes de % de crescimento da rede e descobrir se em poucos meses o vosso sistema satura e o lucro diminui muito.

Alinhado com o que acontece com as outras criptomoedas, terão de entregar à rede mais poder, neste caso plots.

Fica o desafio

Se tiverem por casa um computador parado ou até portátil, e sendo a Chia compatível com Windows, MacOs e vários sistemas Linux, podem pegar naquele disco parado que já só era pisa papéis e experimentar este novo conceito. Ainda não se sabe o que vai acontecer no dia 3, por isso na próxima semana ficaremos a saber. Bons plots e bons farming!

Previous post

AZZA anuncia uma caixa de PC inspirada em motores e asas de falcão - OVERDRIVE

Next post

Razer Orochi V2 - Gaming portátil por mais de 900 horas

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.