ArtigosMineração

Chia – Princípios base desta criptomoeda e rede

Hoje vamos falar um pouquinho da Chia Coin ou apenas Chia, que abre ao mercado no próximo dia 3 de Maio de 2021, às 10 AM PDT.

O que é a Chia Coin?

Ao contrário do conhecido BitCoin, a Chia tem como base espaço livre de armazenamento disponibilizado para a blockchain, no que se espera ser a primeira grande validação do conceito “Proof of Space and Time”. Isto significa que invés de utilizar a computação gráfica ou ASICs, podem ser utilizados discos HDD, SSD e NVMe. Um detalhe importante, é que cada tipo de disco é mais adequado a uma tarefa no “farming”, motivo porque é interessante a perceberem.

Recomendamos sempre que leiam o White Paper associado a este sistema.

Sistema de testes

Para partilhar convosco a chegada ao mercado na próxima segunda-feira estamos a preparar um pequeno setup com discos que estavam parados. Neste caso, um SSD SanDisk de 480GB e um disco externo WD de 2TB.

Estamos a utilizar a versão 1.1.2 do software em ambiente Windows, o disco SSD está ligado por SATA III e o externo por USB 3.0. Uma das vantagens destes sistemas é que em termos de consumo energético irão ficar muito longe do que acontece com o mining com gráficas e sistemas dedicados.

Depois de criarem a vossa carteira, um etapa muito simples, ficam prontos a começar o Plotting e ficarem disponíveis para Farming.

Plotting

Nesta etapa criam uma parcela de espaço/tempo que ficará depois disponível para as tarefas da Network. As parcelas básicas são de 101.4GiB, que de forma temporária ocupam quase 240GB, por isso a nossa escolha de um disco de 480GB.

Nesta fase, que é intensiva em termos de escrita e leitura no disco, mas também em RAM e poder de CPU, a preferência cai por um SSD. Este modelo que tenho já é antigo, mas ainda está com boa saúde. Lembrem-se que um processo intensivo como este vai desgastar o SSD.

No software podem optar por plotting em paralelo e até escolher o nº de cores e quantidade máxima de RAM que deixam o programa utilizar. A interface é simples e muito prática, existindo pequenas zonas com um botão de interrogação “?” para esclarecimentos adicionais.

Abaixo uma foto do nosso primeiro teste, criar 5 plots em sequência de 101,4 GiB, com 10 cores, 15GB de RAM e no fim serão armazenados no HDD.

Mesmo sendo uma tarefa intensa, o SanDisk manteve-se nos 33-34ºC de máximo.

Farming

Quando o plot termina, este é verificado e transportado para o disco final. Quanto menos este disco consumir, maiores os vossos possíveis lucros e o disco pode ser transportado entre computadores, desde que associem corretamente o plot final.

O estado final é um sincronismo entre o vosso espaço alocado e o sistema. Aquele valor de dificuldade na imagem? Pois, conforme a rede cresce fica mais complexo de fazer parte dela e representamos cada vez menos na rede. Para ~590 PiB que estavam ontem (dia 27) e 39 de dificuldade, hoje o sistema vai em 935 PiB e 56! Compreender este valor será muito muito importante no futuro.

Chia Calculator

Ainda não é conhecido, nem está muito bem compreendido, que tipo de valor vai ter a XCH (nome da moeda Chia), mas é possível simular bastantes coisas com o Chia Calculator

Fiz um pequeno teste e se neste momento um XCH valesse 20 doláres (o valor que a própria rede estima como razoável para o dia de abertura), os 5 plots que vos mostro acima renderiam 3 dolares por mês. É um valor baixo, mas na rede já existem 980 PiB e eu só estou a doar meio TiB!

Simulando no menu Advanced, mesmo que eu começe com 10 plots base e cresça 10 GiB por dia (que ao fim de 1 ano dá pouco abaixo de 5TB, um tamanho de disco ainda acessível ao consumidor base) e com a rede a crescer 6% por semana, conseguiriam num ano 2.09 XCH e 41 dolares. Este menu é sem dúvida muito interessante, porque continuamos a falar de 1 XCH = 20 dolares. Se o valor for mais, é multiplicar e “fazer as contas”.

Uma das grandes vantagens desta interface é que podem simular valores diferentes de % de crescimento da rede e descobrir se em poucos meses o vosso sistema satura e o lucro diminui muito.

Alinhado com o que acontece com as outras criptomoedas, terão de entregar à rede mais poder, neste caso plots.

Fica o desafio

Se tiverem por casa um computador parado ou até portátil, e sendo a Chia compatível com Windows, MacOs e vários sistemas Linux, podem pegar naquele disco parado que já só era pisa papéis e experimentar este novo conceito. Ainda não se sabe o que vai acontecer no dia 3, por isso na próxima semana ficaremos a saber. Bons plots e bons farming!

Previous post

AZZA anuncia uma caixa de PC inspirada em motores e asas de falcão - OVERDRIVE

Next post

Razer Orochi V2 - Gaming portátil por mais de 900 horas

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.