AnálisesJogos

Potion Craft: Alchemist Simulator [Demo]

Introdução

Data de Lançamento: 2 de fevereiro de 2021

Plataformas: Windows

Estúdio: niceplay games

Preço: Demo (ainda não definido)

Descrição: Potion Craft: Alchemist Simulator é um simulador de alquimista onde és encarregado de fazer poções com base na interação entre os mais variados ingredientes e ferramentas. Toda a loja é gerida por ti e toda a aldeia conta contigo para resolveres os seus problemas.

Metodologia

Género:  Simulador

Modo: PVE

Condição de Vitoria: Completar o demo

Gameplay Overview: Utilizando recursos colhidos de uma árvore mágica no jardim da casa, ou comprados a mercadores que visitam a nossa loja, temos de criar e descobrir poções para satisfazer os pedidos dos aldeões locais, com os efeitos necessários para curar as suas maleitas ou pequenos acertos de contas com vizinhos chatos (estamos cá para vender poções e não para julgar os clientes). As atividades de macerar, mexer a poção, virar água e aquecer a mistura são manuais e interativas, fazendo-nos viajar pelo mapa de poções de forma distinta. Quando acertamos numa fórmula podemos a salvar para consumo rápido no futuro e existem níveis de potência conforme a nossa precisão na tarefa. Aquando da venda, podemos ainda regatear o preço, ganhando mais um valiosas coroas e popularidade.

Gráficos & Som

Fiquem com a primeira hora do nosso gameplay no demo:

Análise

Interface: É simples, intuitiva e com um estilo singular, quase como um cell-shading ao estilo medieval. Cada zona de tarefas está distribuída de forma lógica, permitindo uma interação fluida. A verdadeira área de zono acaba por ser onde produzimos as poções recorrendo a folhas, flores, fungos, entre outros. Cada ação é simples, como macerar, verter água no caldeirão, mexer a colher ou soprar o lume para aquecer a mistura.

História: A pessoa é nova na vila e herdou uma casa do antigo alquimista da região cujo jardim tem uma árvore mágica que lhe permite colher todos os dias novas plantas. A história evolui a cada dia, com novos tipos de clientes com novas exigências e desafios, novos recursos e poções cada dia mais complexas de executar e descobrir.

Comunidade: O jogo dispõe de uma comunidade Discord com quase 4000 alquimistas, um chat em Português (sim em 3 línguas disponíveis no servidor uma é a nossa), onde se partilham desafios da semana, truques para poções nível 3 e múltiplo efeito.

Sensação de Recompensa: Acontece quando se descobre novas poções ou se regateia e consegue um bom negócio, sem prejudicar a reputação. Em alguns dias, metade dos clientes são para poções repetidas, maioritariamente poções de cura.

O que mais gostamos: O design funciona bem em todas as secções.

O que menos gostamos: O modo como o demo termina.

Conclusão

Potion Craft é um jogo sobre alquimia muito simples, com um aspeto visual bem conseguido, ações simples e momento interessante. Aos poucos e desafiados por aldeões com problemas complicados, vamos aprendendo novas poções e desbravando caminho com novos ingredientes. No modo demo não tivemos acesso à base, onde existe um sistema mais complexo de fazer poções e que trará ainda mais desafios ao jogo, que mesmo sendo um simulador tem uns toques de quebra-cabeças.

Potion Craft: Alchemist Simulator

8.3

História

7.0/10

Gráficos

10.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

10.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

6.0/10

Prós

  • Visual engraçado
  • Tutorial simples
  • Conceito bem desenvolvido

Contras

  • Repetição de poções
  • Forma como o demo termina é um pouco desencorajadora
Previous post

Canon lança EOS M50 Mark II com foco nos criadores de conteúdo

Next post

Trust GXT 433 Pylo [Auscultadores]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.