Warborn
Introdução
Data de Lançamento: 12 de Junho de 2020
Plataformas: PC (Steam), Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
Desenvolvedor: Raredrop Games Lld
Editora: PQube Limited
Preço: 24,99€
Descrição: Warborn é um jogo de estratégia por turnos, evocativo de clássicos como Advance Wars, em que um líder militar controla a sua armada com o intuito de derrotar unidades inimigas e capturar zonas de importância, como pontos de controlo ou quarteis que são usados para recrutar aliados.
Metodologia
Género: Estratégia RPG Ação e Táticas por Turnos
Modo: PVE e PVP
Condição de Vitoria: Eliminação de tropas inimigas
Gameplay Overview: Warborn desafia a capacidade tática do jogador, obrigando à análise do terreno e à gestão de recursos para encontrar a forma mais clínica de dominar o mapa. Para além do tipo clássico de unidades que este tipo de jogo nos habitua, cada protagonista tem uma unidade especial, uma espécie de Jäger com clara superioridade em poderio de fogo.
Gameplay
Análise
Interface: O menu inicial é bastante simples, mas a simplicidade termina aí. Pessoalmente considero o HUD obstrutivo e durante as primeiras missões é bastante incomodativo. Uma vez habituado, embora desconfortável, torna-se fácil de manipular.
Gráficos: O jogo tem uma estética apelativa, no estilo de anime. Os segmentos mais cinemáticos são bastante interessantes. Os terrenos variam em qualidade, sendo que a maioria são enfadonhos e incrivelmente repetitivos. O movimento das unidades é pouco fluido.
História: A história é quase secundária ao gameplay robusto. Com isto dito, ela foca-se num clima de guerra intergaláctico entre múltiplas fações em que o jogador representa um dos líderes no terreno, havendo quatro destes a desbloquear, cada um com uma história repartida em 10 missões.
Comunidade: Embora haja uma componente online, é praticamente impossível encontrar um adversário, fazendo com que o jogo seja apenas PVE.
Sensação de recompensa: A certo ponto apenas se sente alívio por terminar a missão, pois chega-se com facilidade a um ponto em que a vitória é praticamente certa, mas somos obrigados a jogar mais meia hora devido a aspetos como a interface aselha, terrenos apertados de demoram vários turnos a ser atravessados, ou inimigos que continuam a produzir unidades que servem apenas de carne para canhão.
O que mais gostamos: Renovação de um estilo e aspeto clássico com elementos futurísticos. Estratégia e cerne do jogo sólido.
O que menos gostamos: Jogo repetitivo. Comunidade inexistente. Interface que deixa muito a desejar.
Conclusão
Warborn é uma renovação de um estilo e aspeto clássico com elementos futurísticos. A estratégia e cerne do jogo são sólido, tornando-o um bom jogo de estratégia turno a turno. Infelizmente é repetitivo, a interface é bastante intrusiva e foi praticamente impossível encontrar alguém para PVP.