Notas de ImprensaNotícias

Dicas ESET para compras online de Natal em segurança

Com muitos de nós a ultimar as compras de Natal, este ano muito mais online, é importante o fazer de forma segura. A ESET deixa assim seis dicas de como o fazerem, detalhes a terem atenção ou comportamentos que podem ser sinal de que algo não é seguro.

A nossa dica extra é para confirmarem com amigos se alguém conhece a loja/website, e assim evitarem esquemas de réplica de outras lojas que existem na realidade – SIM burla em aspecto de mímica de loja.

Nota de imprensa

Lisboa, 18 de dezembro de 2020 – Nas palavras da famosa canção, “It’s beginning to look a lot like Christmas”. Este ano, no entanto, também o Natal terá de ser vivido de acordo com a nova normalidade imposta pela pandemia de COVID-19. Entre outras coisas, isso significa que, por uma questão de segurança física e saúde pública, muitas pessoas estão a optar por fazer muitas das suas compras online.

A experiência de compras de Natal online quere-se o mais segura possível e, nesse sentido, a ESET deixa algumas dicas valiosas para que os utilizadores possam permanecer a salvo das mãos de cibercriminosos enquanto avançam na sua missão de encontrar os presentes perfeitos.

Compre apenas de lojas online de confiança

Mitigar os riscos associados às compras online significa evitar lojas suspeitas, sem provas dadas no mercado, ou com reviews questionáveis. Escolha vendedores com boa reputação para evitar esquemas fraudulentos.

Lembrete: Há ofertas demasiado boas para serem verdade

Durante a quadra festiva, os cibercriminosos apostam na noção de que ninguém consegue resistir a um bom preço. Mas os utilizadores devem manter-se atentos, especialmente se encontrarem produtos de marcas de luxo ou gadgets por valores muito abaixo do preço de mercado. As promoções extremas são de suspeitar, especialmente se tiverem a sua origem num vendedor desconhecido.

Procure sites que usem encriptação (HTTPS)

Antes de avançar para o carrinho de compras, verifique se a loja online usa encriptação. Isto pode ser detetado pelo logo de um pequeno cadeado na barra de endereços do seu browser e um endereço web que começa com “https://”. Este tipo de encriptação assegura que dados sensíveis, tais como as credenciais da sua conta, não serão enviados de forma clara, acrescentando uma camada extra de proteção, independentemente de estar a fazer compras utilizando o seu Wi-Fi doméstico ou um hotspot Wi-Fi público (que ainda assim deve evitar). Mas atenção: já existem websites fraudulentos que usam encriptação, portanto mantenha-se vigilante e certifique-se que está a lidar com um vendedor respeitável.

Use software de segurança de topo que inclua proteção na Internet

Enquanto faz compras online, uma das melhores medidas de segurança que pode adotar é usar uma solução de segurança completa. Por norma, elas incluem funcionalidades como o bloqueio de websites suspeitos, oferecendo proteção contra a maioria dos tipos de ataque, e até proteção em pagamentos para compras e transações.

Pense antes de comprar ou fornecer a sua informação pessoal

O que está a comprar, onde, e que tipo de informação a loja lhe está a pedir enquanto completa a sua compra são perguntas que deve fazer antes de avançar. Se decidir comprar, verifique os dados que o vendedor solicita, preencha apenas a informação necessária e não partilhe demasiado para evitar que os dados vão parar às mãos erradas no caso de uma fuga de informação.

Verifique o seu extrato e contacte o seu fornecedor de cartão de crédito e a loja caso repare em algo suspeito

Após efetuar uma compra, é uma boa ideia verificar o saldo da sua conta e garantir que tudo bate certo. Se alguma coisa estiver incorreta, contacte de imediato o seu fornecedor de cartão de crédito para perceber o que se passa, e se algo de suspeito surgir, pode evitar perder o seu dinheiro para cibercriminosos bloqueando os seus cartões.

Ricardo Neves, Marketing Manager na ESET Portugal, afirma que “é extremamente importante que os utilizadores sigam as recomendações de forma a estarem seguros na realização das suas atividade e compras digitais. As épocas festivas representam por norma mais uma janela de oportunidade para o cibercrime, sendo que a adoção de tecnologia de segurança e boas práticas fazem a diferença”.

Mais informação: http://www.eset.pt/

Previous post

Sugestões Trust para o natal

Next post

DeepCool Castle 280EX [Dissipador para CPU]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.