AnálisesJogos

Unrailed!

Uma ingeniosa fusão de simplicidade e diversão foi o sentimento da experiência cooperativa que é  me deixou.

O que o jogo nos pede é bastante acessível: construir uma linha de comboio através formações rochosas e florestas cubicas, que permita conduzir a locomotiva à próxima estação sem que esta fique sem trilhas onde percorrer. Como? Aproveitando os recursos obtidos enquanto se devasta caminho, o que quer dizer que só há dois recursos no jogo, isto é, minério e lenha. Para além disto não há muito que se lhe diga. Por vezes há que afugentar o ocasional bandido à procura de ferro, ou arrefecer o nosso comboio com um balde que nos foi fornecido.

Assim sendo, em que aspetos assentam o interesse e o entusiamo deste jogo? Parece simples demais…

Bem, quase que é, mas nem por isso. O terreno torna-se progressivamente mais hostil, o estado meteorológico varia e dez minutos depois do primeiro jogo, o grande vilão mostra-se, quase como um punhal pelas costas: os nossos colegas de equipa! E visto que Unrailed é um jogo, no seu cerne, cooperativo, acho que conseguem compreender onde quero chegar… Caminhos demasiados estreitos, um balde, picareta ou machado inacessíveis, porque o cromo vestido de PINTAINHO não sabe que é IMPOSSIVEL atravessar objetos sólidos, entre outros, é o tipo de tortura mental que este jogo nos proporciona.

O jogo nunca se torna aborrecido, pois não há dois mapas iguais e o terreno vai-se alterando, o que traz algum dinamismo ao mundo. Há um ciclo de noite e dia, diferentes tipos de árvores dependendo dos referidos terrenos, e cada bioma vem com a sua única fauna que, embora não afete muito o procedimento de jogo, sempre é giro de se ver. A trilha sonora é agradável, de certa forma relaxante, e nunca se torna distrativa. Para além disso, há um simples, mas criativo sistema de upgrades que promove a execução de uma missão única em cada nível e a caça ao prego dourado!

Tenhamos jogado com o nosso melhor amigo ou um pintainho palerma qualquer, sente-se uma forte fraternidade. E à semelhança daquele planeta do filme Interstellar, o tempo no jogo parece passar muito mais rápido do que fora deste, e quando acaba nunca deixa o travo amargo da frustração, mas sim um orgulho em todo o bom trabalho realizado e sobra a vontade de pegar na picareta uma vez mais.

Versão em teste: PC

Amostra cedida por: BEST VISION PR

Unrailed!

8.6

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

10.0/10

Otimização

10.0/10

Longevidade

6.0/10

Sonoridade

8.0/10

Prós

  • Fácil de aprender
  • Dá vontade de repetir um novo jogo
  • Música e visuais agradáveis

Contras

  • Interações limitadas em multiplayer online
Previous post

Ancestors: The Humankind Odyssey

Next post

Razer DeathAdder V2 Pro [Rato gaming]

Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.