AnálisesJogos

Ancestors: The Humankind Odyssey

Se há coisa que detesto em alguns jogos é a fase tutorial. Os conceitos são tão básicos, as mecânicas tão simples, ou comuns de outros jogos, que o tutorial simplesmente aborrece. Jogos que contem um prólogo, como vários da Ubisoft, até me dão tendência para fazer speedrun só para ser mais rápido e entrar na história a sério. Mas este jogo foi totalmente o oposto, e vou explorar porquê.

Quando iniciamos uma Lineage, o jogo faz uma pequena introdução e diz-nos as seguintes frases: “Nas próximas horas, vais reviver os desafios do início da humanidade. Embarca na interminável odisseia de evolução humana neste planeta. Usa o teu corpo, sentido, cabeça e voz para te guiar na tua jornada. Aumenta a tua força em números e evolui a tua espécie. Sobrevive aos elementos, ensina a tua família e constrói uma casa. Boa sorte, não vamos ajudar muito.”

Todas estas frases são verdadeiras. Ancestors imerge-nos verdadeiramente na odisseia da evolução humana. E com a falta de informação sobre mecânicas que o jogo nos dá sentimo-nos verdadeiramente como um macaco que está a dar os primeiros passos na evolução e temos que pensar em como será possível o fazer. O exemplo mais básico que posso deixar é que inicialmente andar em 2 patas vai ser impossível, mas treinando e treinando e treinando as gerações irão desenvolver essa capacidade e todas as gerações seguintes irão conseguir, e essa é a base do jogo. Treino, repetição, esforço e aprendizagem. A humanidade não nasceu de um dia para o outro e também não vão finalizar este jogo de um dia para o outro. Existem formas de ser mais rápido, mas a base é sempre a mesma: aprender, treinar, repetir.

Visualmente é um jogo excelente e tem um ambiente muito imergente. Aconselho aos nossos leitores a baixarem o nível da música ou a retirarem no início do jogo pois os efeitos sonoros do jogo são muito importantes e a música por vezes sobrepõe-se, sendo um pequeno ponto fraco.

Durante o tempo que despendi no jogo não notei bugs ou falhas pelo que o jogo me pareceu muito bem optimizado mesmo tendo sido desenvolvido por uma pequena equipa.

Em resumo, não é um must-have mas é um título muito bom para curiosos de biologia, devido à sua ligação científica bem estruturada – obviamente com erros – e jogadores que gostam de experimentar coisas diferentes.

Versão testada: PC

Ancestors: The Humankind Odyssey

39.99€
8.3

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

7.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Sonoridade

7.0/10

Prós

  • Ambiente Imersivo e com animações bem fluidas
  • Fidelidade Cientifica - Desenvolvimento da espécie humana

Contras

  • Música do jogo por vezes é superior aos efeitos sonoros que são essenciais em algumas partes
  • A repetição apesar de ser intrínseca ao desejado pode-o tornar aborrecido
Previous post

Hyper Scape - Battle Royale com Parkour?

Next post

Unrailed!

Paulo Castro

Paulo Castro

Cargo: Game Review Specialist (Consoles)
Naturalidade: Vila do Conde
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e com Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Automação, na FEUP. Gosto de aprender coisas novas e por essa razão estou sempre à procura de algo novo para fazer. Tendo a oportunidade de adquirir uma impressora 3D não hesitei e desde então tenho explorado tudo este novo mundo.