Notícias

Dia Mundial do Wi-Fi 2020: Cinco dicas da devolo para um Wi-Fi melhor

Lisboa, Portugal, 17 de junho de 2020 – Dia 20 de junho é o Dia Mundial do Wi-Fi. O Dia Mundial do Wi-Fi é uma iniciativa global da Wireless Broadband Alliance através da qual a importância do papel da LAN sem fios na nossa sociedade é destacada. Na Europa, 85%* da população usa a Internet, principalmente através do Wi-Fi em sua casa. Mas como é a qualidade da rede doméstica em casa das pessoas? Nem sempre é ideal. Quem quiser ver séries sem interrupções, fazer download dos jogos mais recentes ou simplesmente ler as notícias online precisa de Wi-Fi estável e rápido. Estas cinco dicas da devolo vão ajudá-lo a melhorar o seu Wi-Fi.

Tópicos deste press release:

    • Verificação rápida do Wi-Fi
    • Posicionamento correto do router
    • O router é demasiado antigo?
    • Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias
    • Para longas distâncias – Internet a partir da tomada elétrica

 

Verificação rápida do Wi-Fi

Os utilizadores da Internet reparam imediatamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou não. Mesmo assim, analisar rapidamente a situação é um importante primeiro passo. Existem ferramentas de análise úteis que ajudam a fazer isto. Os especialistas costumam recomendar o “Ekahau HeatMapper”. Este programa permite começar por criar um mapa da casa. Depois consegue medir a cobertura Wi-Fi, desde verde (boa cobertura) até vermelho (cobertura fraca ou inexistente). Outra alternativa é usar uma app mais simples, como o WiFi Analyzer.

Posicionamento correto do router

O Wi-Fi é demasiado lento ou a ligação falha completamente com frequência? Isto costuma dever-se a um problema de alcance, uma vez que em muitas casas o router encontra-se numa esquina, atrás de mobília ou – ainda pior – na cave. Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo num aparador ou armário a meio do apartamento. O router Wi-Fi não deve ficar bloqueado por outros objetos colocados perto dele. No caso de o router estar equipado com antenas externas, estas podem ser posicionadas em diferentes ângulos. Pode simplesmente tentar diferentes posições até a cobertura melhorar.

O router é demasiado antigo?

Se tiver de trocar de router, o novo modelo deverá suportar Wi-Fi 5 (Wi-Fi ac). Esta nova norma é significativamente mais rápida do que Wi-Fi 4 (Wi-Fi n). Para além disso, um dos fatores inerentes ao Wi-Fi 4, a banda dos 2,4 GHz, está extremamente congestionada em muitas áreas urbanas. O Wi-Fi pode recuperar a velocidade ao mudar para a banda dos 5 GHz da norma Wi-Fi 5. No entanto, isto só funciona se os recetores Wi-Fi, como smartphones, notebooks ou tablets, também suportarem a nova norma Wi-Fi 5.

Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias

Em apartamentos ou casas grandes estão presentes longas distâncias, paredes grossas ou até tetos reforçados entre o router e os recetores Wi-Fi, como smartphones, tablets ou notebooks. Estes obstáculos atuam como um travão para o sinal Wi-Fi, que se torna cada vez mais lento e, no pior caso, para completamente. Um repetidor Wi-Fi é útil para distâncias mais curtas, por exemplo de um quarto para o outro. No entanto, para grandes espaços os repetidores não funcionam, uma vez que também usam a rede Wi-Fi para transmitir dados entre si. Felizmente, existe uma solução excelente para longas distâncias.

Para longas distâncias – Internet a partir da tomada elétrica

Os adaptadores Powerline são a solução tudo-em-um para Wi-Fi perfeito. O truque: eles usam a rede elétrica da casa como um longo cabo de transmissão. A vantagem: paredes grossas, tetos reforçados e até sistemas de aquecimento deixam de ser um obstáculo porque são contornados ou ultrapassados. Os adaptadores Powerline Wi-Fi criam um ponto de acesso com a melhor velocidade de Internet possível em qualquer tomada elétrica. A instalação é extremamente fácil: ligue-os, espere um pouco e comece a navegar. Os modelos atuais combinam a melhor tecnologia Wi-Fi com a mais rápida tecnologia Powerline. Por exemplo, os premiados adaptadores devolo Magic 2 WiFi fornecem uma velocidade Powerline máxima de até 2.400 Mbps juntamente com Mesh Wi-Fi para Wi-Fi rápido em toda a casa. Graças a estas dicas, o caminho até ao Dia Mundial do Wi-Fi e ao Wi-Fi doméstico está desimpedido.

Produtos, Preços e Disponibilidades:

Para conhecer as vasta gamas de series/modelos da Devolo, consulte em detalhe por aqui!

Para mais informações sobre estas dicas mais em detalhe:

Previous post

NZXT H700i Matte Black [Caixa de computador]

Next post

Acer lança novas gerações nos seus modelos Notebooks de Gaming Predator Helios, Predator Triton e Nitro

João Cardoso

João Cardoso

Cargo: Tech Trend Hunter
Naturalidade: Figueira da Foz

Desde muito pequeno, sempre gostei de inventar, criar as minhas próprias invenções originais, criativas e únicas em casa. Gosto muito da área da mecânica e manutenção, este um gosto já com muitos anos.

Em termos de tecnologia, sempre gostei de jogar e também de hardware de computadores.

Na actualidade sou colaborador numa empresa de reparação e vendas de automóveis, na intenção do seguimento da formação que frequentei: o curso Profissional de TeSP de Tecnologia Automóvel no Politécnico de Leiria, Campus ESTG.

Antes do trabalho citado acima, trabalhei numa empresa de corpos de injeção para moldes de plástico, em que a minha função na mesma foi de operador de torno cnc. Anteriormente, frequentei outro Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica.