X570 + 3900X + RX 570 8GB Editing Machine
Durante vários anos o meu sistema para edição foi um 2500K acompanhado de 32GB de DDR3 a 1333 MHz. Mas o salto para UHD começou a mostrar a dificuldade deste sistema de acompanhar tudo, mas também é uma plataforma de 2010. Perto do fim de 2018 saltei para um Xeon, que com os seus 6 core (12 com HT) me permitia um pouco mais de folga, mas com o avançar dos meses foi inevitável: tinha de comprar um novo sistema.
A solução apareceu no início de 2020 com a plataforma Ryzen de 3ª geração como base. Aproveitei uns óptimos descontos nos 3 componentes principais: Processador, Placa-mãe e Disco. Sim, um dos componentes responsável por este sistema funcionar para mim para edição é o disco NVMe ser rápido e ter a velocidade toda disponível sem compromissos. Afinal de contas, o bottleneck que tenho quer durante a edição como na renderização vem mais do próprio codificador e nisso estou sempre a atualizar-me: saindo um novo patch que seja estável, instalo e por vezes as diferenças são de 2 ou 3 vezes menos tempo “gasto” na renderização. A placa gráfica herdou da configuração anterior e aproveito cada giga de GDDR durante a edição.
Componentes:
Processador AMD Ryzen 9 3900X
Placa-mãe Gigabyte X570 Aorus Elite
Placa gráfica Gigabyte RX Gaming 570 8GB
Memória Corsair DDR4 32GB RGB (2x 16G)
Fonte NZXT E850
Samsung NVMe 970 EVO Plus
Toshiba X300 5TB
Thermaltake S500 TG
Periféricos:
AOC U3277PWQU + Philips Brilliance 241B
Razer Deathadder Elite + Razer Mouse Bungee
Razer Deathstalker
Razer Kraken Quartz
Coldware:
Dissipador be quiet! Shadow Rock 3
Ventoinhas be quiet! Shadow Wings 2 e Pure Wings 2
Sistema operativo:
Windows 10 Pro 64 bits
Modificações:
# Furos para adicionar duas novas caixas de discos 3,5″