AnálisesRefrigeração

NZXT Kraken Z63 [Dissipador para CPU]

No mercado dos dissipadores all-in-one para processador não existem grandes novidades a movimentar o mercado, mas cada vez que a Asetek lança um novo modelo de bomba, as marcas a quem esta fornece lançam no mercado novos equipamentos. Foi o caso deste NZXT Kraken Z63, uma atualização que vem introduzir a 7ª geração de bombas da Asetek na posição dos modelos com radiadores de 280mm. Esta nova geração dos Kraken sofrem pela primeira vez uma bifurcação, existindo a série X que atualiza os modelos X lançados entre 2016 e 2018 e a série Z, cujo principal foco é na personalização.

Podem ver este produto on-site aqui: NZXT Kraken Z63

Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware
Processador Intel Xeon E5-2620
Placa-mãe ECS X79R-A Deluxe
Placa gráfica MSI RX 570 8GB
Memória Exceleram DDR3 32GB Red Kit (4x 8G)
Fonte NZXT E850
Razer Deathadder Elite + Razer Mouse Bungee
Razer Deathstalker
SSD 2.5″ Crucial BX500 120GB 3D TLC
Toshiba X300 5TB

Software
3D Mark
PC Mark
NZXT CAM
Intel Burn Test

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Dissipador All-in-One para CPU
Segmento: Kraken Z-3
Função/utilização alvo: Dissipadores de alto TDP
Gama da preços: Aproximadamente 250€

Análise

Unboxing em 1ª mão do novo dissipador da NZXT com radiador de 280mm, o Kraken Z63. Neste vídeo abordamos o que este AIO traz de novo e exploramos o conteúdo da embalagem:

Guia dos vários modos de visualização do LCD, uma das grandes novidades desta nova geração:

Guia completo que detalha passo-a-passo a instalação do NZXT Kraken Z63. Vídeo com algumas dicas úteis para a instalação, comentários relativamente a outros sockets ou outras abordagem do cooling:

Verificando o desempenho via Benchmarks, é importante terem em atenção a temperatura do líquido, ruído entre a configuração de RPM mínimo e máximo e as temperaturas para cada modo de funcionamento. Dados da comparação com o anterior Kraken X72:
Imagem

Conclusão

O NZXT Kraken Z63 é um AiO Premium, muito fácil de utilizar/instalar, com muita dinâmica em termos de ajustes na refrigeração e com qualidade de construção a acompanhar. A evolução nestes modelos Z para um ecrã LCD vai sem dúvida mudar este mercado em 2020. Tem várias melhorias no desempenho e personalização muito interessantes, mas que colocam este modelo acima do orçamento de um grande número de utilizadores.

Galeria

NZXT Kraken Z63

250 €
9.2

Desempenho (performance)

9.0/10

Desempenho (silencioso)

9.0/10

Ruído

9.0/10

Montagem e configuração

9.0/10

Trocar ventoinhas

9.0/10

Capacidade de cooperação (airflow)

8.0/10

Compatibilidade (socket)

10.0/10

Compatibilidade (caixas)

10.0/10

Instruções e manual

10.0/10

Pasta térmica

9.0/10

Prós

  • Desempenho elevado
  • Qualidade de construção (adoro os tubos)
  • Funcionamento do LCD
  • Controlo pelo CAM

Contras

  • A retenção desta geração é mais sloopy
  • O preço desta solução é elevado
Previous post

Bose SoundLink II - Liberdade para falar e ouvir

Next post

moda’a’player – Março 2020

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.