Combater o Coronavírus com computação distribuída?
Sabiam que podem disponibilizar os vossos recursos de computação em prol da ciência?
Utilizando plataformas de computação distribuída (e voluntária) podemos entregar o nosso CPU e/ou GPU a um destes projetos (com os recursos que acharmos possíveis de partilhar) e serão colocados ao nosso PC “desafios” (o nome correto é Work Unit) que sejam preciso calcular.
Com o Covid-19 em estado de pandemia, esta é uma das causas que está a gerar mais necessidade de calculo e hoje vou partilhar convosco como o devem fazer com o Folding@Home (outro dos projetos com este mesmo tema é o BOINC pelo Rosetta@home).
Descrevendo de forma muito simples estes programas e a sua funcionalidade, servem para executar a simulação exata do enrolamento (daí a utilização da palavra Folding) das proteínas e das suas deformações. Com estes dados, é possível depois entender melhor estas doenças.
Podem ajustar a % de carga que fornecem à plataforma e se necessário, só quando não estão a trabalhar no computador é que ele disponibiliza os recursos.
As instruções são muito simples:
– Aceder a F@H;
– Fazer o download;
– Executar o software;
– Criar uma conta (opcional);
– Escolher uma equipa/grupo;
– Escolher uma doença (opcional);
– Definir quando o software executa e qual a quantidade de recursos;
Mas esta doença não é a única a necessitar de ajuda e podem contribuir para outras causas como o Alzheimer, Cancro, Huntington e Parkinson. Se não existir nenhum projeto do Covid-19, irão receber um dos projetos de outra causa.
Não deixem de ajudar e ficar a conhecer estes projetos!
Links: