Guias

Combater o Coronavírus com computação distribuída?

Sabiam que podem disponibilizar os vossos recursos de computação em prol da ciência?

Utilizando plataformas de computação distribuída (e voluntária) podemos entregar o nosso CPU e/ou GPU a um destes projetos (com os recursos que acharmos possíveis de partilhar) e serão colocados ao nosso PC “desafios” (o nome correto é Work Unit) que sejam preciso calcular.

Com o Covid-19 em estado de pandemia, esta é uma das causas que está a gerar mais necessidade de calculo e hoje vou partilhar convosco como o devem fazer com o Folding@Home (outro dos projetos com este mesmo tema é o BOINC pelo Rosetta@home).

Descrevendo de forma muito simples estes programas e a sua funcionalidade, servem para executar a simulação exata do enrolamento (daí a utilização da palavra Folding) das proteínas e das suas deformações. Com estes dados, é possível depois entender melhor estas doenças.

Podem ajustar a % de carga que fornecem à plataforma e se necessário, só quando não estão a trabalhar no computador é que ele disponibiliza os recursos.

As instruções são muito simples:

– Aceder a F@H;

– Fazer o download;

– Executar o software;

– Criar uma conta (opcional);

– Escolher uma equipa/grupo;

– Escolher uma doença (opcional);

– Definir quando o software executa e qual a quantidade de recursos;

Mas esta doença não é a única a necessitar de ajuda e podem contribuir para outras causas como o Alzheimer, Cancro, Huntington e Parkinson. Se não existir nenhum projeto do Covid-19, irão receber um dos projetos de outra causa.

Não deixem de ajudar e ficar a conhecer estes projetos!

Links:

Folding@Home

Rosetta@Home

Previous post

AOC AGON AG273QCX [Monitor Gaming]

Next post

QNAP e KoiMeeter oferecem uma solução de videoconferência

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.