Notas de ImprensaNotícias

devolo disponibiliza atualização gratuita que melhora a segurança das redes Wi-Fi com WPA3

Suporte para WPA3 disponibilizado para a nova família Magic de adaptadores powerline mas também para a gama dLAN.

Lisboa, 20 de janeiro de 2020 – No próximo dia 28 de janeiro assinala-se o Dia da Proteção de Dados (Data Protection Day), assim decretado pelo Conselho da Europa em 2006[1], e com o qual se pretende chamar a atenção para os problemas da segurança e dos direitos da privacidade e da proteção de dados.

A empresa alemã Devolo, líder europeia em soluções de redes baseadas em dispositivos powerline (que tiram partido da instalação elétrica doméstica para criar uma rede de dados), associa-se a este evento ao disponibilizar uma atualização gratuita para todos os seus equipamentos, que implementa a mais recente e segura norma de proteção para redes sem fios, designada WPA3.

Esta atualização, oferecida através de uma atualização do firmware dos equipamentos da Devolo, adiciona a segurança WPA3 a todos os dispositivos da marca que têm também pontos de acesso Wi-Fi. De forma a manter a compatibilidade com dispositivos móveis mais antigos, a funcionalidade foi implementada de forma a que possa também ser retrocompatível com equipamentos que só suportem WPA2.

Após a conclusão técnica da norma WPA3, o departamento de segurança nacional dos EUA (NSA) publicou um relatório[2] que passou em revista as suas vantagens técnicas, concluindo que esta tecnologia irá melhorar, de forma significativa, a segurança das redes sem fios. Uma das vantagens é que, uma vez que usa chaves criptográficas mais fortes, a tecnologia WPA3 permite oferecer uma melhor proteção mesmo quando os utilizadores utilizam palavras-passe curtas e/ou fáceis de descobrir. Além disso, e uma vez implementada em todos os dispositivos, a tecnologia WPA3 irá permitir a proteção dos utilizadores que acedem a pontos de acesso públicos, protegendo-os mesmo quanto estes não carecem de password de acesso à rede sem fios.

A implementação da devolo foi disponibilizada no final de 2019 através de atualizações de firmware gratuitas lançadas para todos os adaptadores com Wi-Fi da nova família Magic da marca alemã, mas também para os adaptadores mais antigos, designadamente os modelos 550+ WiFi e 1200+ WiFi da gama devolo dLAN.

Os utilizadores destes equipamentos poderão facilmente verificar se a opção para usar WPA3 se encontra disponível na página das definições Wi-Fi dos seus adaptadores – algo que deverá acontecer caso tenham a opção de atualização automática do firmware ativada. Em caso negativo, poderão realizar a atualização manual dos seus adaptadores descarregando o software respetivo a partir de https://www.devolo.pt/suporte/downloads.

Mais informações: https://www.devolo.pt

[1] https://www.coe.int/en/web/portal/28-january-data-protection-day/

[2] https://www.nsa.gov/Portals/70/documents/what-we-do/cybersecurity/professional-resources/ctr-cybersecurity-technical-report-wpa3.pdf

Previous post

CableMod WideBeam Magnetic LED UV [Kit de iluminação]

Next post

Razer Raiju Tournament Edition Quartz [Gamepad]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.