ArtigosEventos

IberAnime OPO 2019

Viajámos para o maior evento de cultura Pop Japonesa em Portugal, edição realizada na Exponor, no norte do país, nos dias 12 e 13 de outubro. Para este evento acontecer, existiram parcerias entre a Maggi, Kit Kat e a Herbalife, com ajuda e divulgação com a CP, Cartão Jovem, CM Matosinhos, Word Cosplay Summit, Cosplayers Global e BIGGS e RFM.

Estiveram presentes importantes e famosos artistas e cosplayers, como Robert Regonati, Yumi Matsuzawa, Joe Inoue e Narga e Aok.
O Cosplay continua a ser um dos pontos chave deste evento e tive oportunidade de estar presente com o meu Cosplay, Subaru Natsuki, de Re:Zero (Kara Hajimeru Isekai Seikatsu), e ter a experiência de aproveita-lo, de forma divertida, sociável e muito mais importante, como se estivesse numa segunda família.
São cada vez mais as pessoas neste tipo de eventos que se desafiam a representar a personagem de um filme, serie, anime, entre outros, para demonstrar o quanto gostam do mesmo. Conheci vários cosplayers em grupo e individuais. Estive integrado no meu grupo, Isekai Quartet, neste evento, com intenção de agrupar as personagens dos animes, Overlord, KonoSuba, Re:Zero − Starting Life in Another World, The Saga of Tanya the Evil e The Rising of the Shield Hero!

Sobre a zona de Gaming, tornou-se uma das atividades fundamentais ao logo das edições realizadas.
Exogaming, apresentou os melhores jogos retro, em genuínas Arcade Machines e também numa experiência VR, reproduzindo o famoso Beat Saber!
A Nintendo, apostou nos jogos mais populares e premiados nestes últimos anos da Nintendo Switch, como por exemplo, o Super Smash Bros, Ultimate, Mario Kart 8 e Mario Aces!
Enquanto a PlaySation, expôs ao público, os jogos lançados no ano 2018, God of War e Spider-Man, mas com a importância também dos jogos lançados e pre-lançados deste ano, como Concrete Genie e MediEvil.
Conclusão, em termos das zonas Gaming e entretimento, as grandes marcas, como Playsation, Nitendo, Xbox, etc, exibiram e focaram-se só especificamente nos jogos lançados no ano anterior e atual, reflectindo que não houve aposta forte e experiência ao público dos importantes lançamentos aguardos pelos entusiasta e fãs dos jogos, para este final ano 2019!

Em todos os eventos que decorrem ao logo do ano em Portugal, o IberAnime continua a ser o evento que mais atrai as pessoas, pela experiência que pelos convidados virais ou da moda, o que ajuda muito a manter o ambiente mais familiar, conhecido e reconfortante do evento. Ter a oportunidade de estar com algumas pessoas que só conhecemos online é sempre bom, e isto aplica-se a todas as áreas que a IberAnime espelha, desde o Gamer Indie ao artista plástico.

Este evento realizou-se pelo segundo ano consecutivo na Exponor, trazendo bastantes melhorias em relação às edições em outros espaços dos anos anterior, contudo, ainda há aspetos a tratar e a melhorar, especialmente na organização, espaço e conteúdo. Em modo geral, atribuir-se que o evento foi razoável, e salienta-se que continua a ser esplêndido para conviver e celebrar a cultura pop japonesa, dando um ótimo fim de semana para passar com os amigos!

Previous post

Check Point revela vulnerabilidade crítica na Qualcomm que pode afetar quase metade dos smartphones do mundo

Next post

Camper 780 e 785: a prenda de sonho para quem tem alma de campista

João Cardoso

João Cardoso

Cargo: Junior Tech Reviewer and Event Correspondent
Naturalidade: Figueira da Foz

Entusiastas em tecnologia em diversos temas e áreas.

Como profissional, estando envolvido na área de industrial, especificamente manutenção e maquinação, procuro novos desafios para o crescimento pessoal e profissional como objetivo de apurar as minhas capacidades atuais