AnálisesGamingJogos

Baba Is You ou Quebra-cabeças bloco-a-bloco

Um coelhinho branco que vive num mundo em que tudo e todos, incluindo ele mesmo, sofrem de um grave problema de identidade. É a forma de condensar o jogo Baba Is You numa frase.

Um jogo altamente galardoado em Independent Game Jams que à primeira vista tem uma aparência evocativa de um Super Mario no que consta ao mapa, mas as semelhanças à propriedade do nosso canalizador favorito terminam aí. Este jogo traz à mesa uma mecânica inédita na qual o jogador tem de manipular as regras do jogo com recursos a blocos, que por norma aparecerão em conjuntos de três, e tal como o título jogo indica: [BABA][IS][YOU]. Algumas das ações que permitem solucionar os níveis são, por exemplo, mudar características físicas do mundo, ou até mesmo mudar a personagem que está a ser controlada durante o nível.

Mesmo nas fases finais, novos blocos e formas de mudar as regras vão aparecendo o que ajuda a evitar que este se torne monótono. Mas o ponto mais negativo que posso apontar é que num jogo que tanto se foca na liberdade e no abuso das regras em prol do jogador, deveria haver mais liberdade no que toca a encontrar soluções para chegar ao fim do nível além da que os devs pretendem.

Com mais de 200 quebra-cabeças a solucionar e alguns destes tendo um elevado grau de complexidade, umas boas horas de entretenimento e exercício mental são garantidas.

Baba Is You

consultar link abaixo
7.6

Música

7.0/10

Gráfica

6.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

10.0/10

Longevidade

6.0/10

Prós

  • Mecânicas e Jogabilidade interessantes e diferentes
  • Visual nostálgico

Contras

  • Por vezes repetitivo
  • Alguma microgestão por parte dos criadores
Previous post

AOC Q27T1 - O design exuberante aliado a um monitor de primeira classe

Next post

Razer Basilisk Ultimate e Razer Basilisk X HyperSpeed

Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.