Notas de ImprensaNotícias

Dia Mundial da Saúde Mental: um suicídio a cada 40 segundos

Um suicídio a cada 40 segundos:
hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental

A Organização Mundial de Saúde escolheu para este ano focar-se na problemática do suicídio

Lisboa, 10 de outubro de 2019 – Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que a Organização Mundial de Saúde decidiu este ano focar na prevenção do suicídio, numa altura em que as estatísticas mostram que em todo o mundo, a cada 40 segundos, alguém se suicida.

Esta é uma estatística que nos deve preocupar a todos porque o suicídio é, frequentemente, o estágio final de um quadro de depressão sofrido em silêncio e que, muitas vezes, passa despercebido a todos quantos rodeiam a pessoa – até ser tarde demais.

E foi precisamente para lançar luz sobre as diferentes facetas da saúde mental – através de palestras, debates e ciclos de cinema temático – que surgiu, há três anos, o Festival Mental.

A edição 2019 é inaugurada no próximo dia 1 de Novembro e inicia-se formalmente, para o grande público, no dia 2 de Novembro, em Lisboa e no Porto.

Os primeiros eventos do Festival Mental 2019 serão dedicados aos mais novos, com a exibição da peça de teatro Agir na Vida (companhia Sem Tábuas), às 15h00 do dia 2, no Auditório Orlando Ribeiro, em Lisboa; e Escada Acima… Escada Abaixo (companhia Unidade W+), às 17h00 no mesmo dia e local. No dia seguinte, haverá espetáculos de dança e teatro a partir das 21h30 no Auditório Orlando Ribeiro.

A mostra m-Cinema decorrerá nos dias 7, 11, 12 e 13 de Novembro em Lisboa, e nos dias 22 e 23 de Novembro, no Porto. Para a edição 2019, o Festival Mental conta pela primeira vez com uma sala de cinema para a exibição dos 21 filmes programados – o Cinema City Alvalade. No Porto, os filmes serão exibidos no Auditório da Casa das Artes.

O cartaz arranca no dia 7 de Novembro com a exibição da curta metragem Skógafoss, do realizador Niels Bourgonje, e termina no dia 13 em com Arrhythmia, documentário do realizador iraniano Habib A. Moghimi.

Across the Andes e We Are All Here, filmes vencedores, ex-aequo, da edição 2019 da “Call” realizada para a Mostra de cinema do Festival Mental, serão exibidos em Lisboa no dia 7 e no dia 13, respetivamente.

As m-Talks – sessões de cinema seguidas de conversas com convidados especiais – começam no dia 8 de Novembro. A primeira, em torno do tema “Burnout” e moderada por Paulo Dentinho, terá lugar às 21h00 no Cinema City Alvalade.

No Porto, o Festival Mental começará no dia 22 de Novembro com uma exibição de diversas curtas metragens e documentários a partir das 18h30 no auditório da Casa das Artes, com a primeira m-Talk a ser realizada nesse mesmo dia, às 21h00. Moderada por Daniel Catalão, o tema será “Demências”.

O Festival Mental conta com a co-produção da DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental.

Mais informaçãowww.mental.pt e https://www.who.int/news-room/events/detail/2019/10/10/default-calendar/world-mental-health-day-2019-focus-on-suicide-prevention

Previous post

IberAnime OPO é já este fim de semana!

Next post

Philips 436M6VBPAB [Monitor Gaming]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.