Notas de ImprensaNotícias

QNAP lança o Sistema Operativo QES 2.1.0

Criado para Otimizar a Performance All-Flash em ZFS com Capacidades de Sobreprovisionamento Determinadas por Software

Lisboa, 21 de maio de 2019 – A QNAP® Systems, Inc. lança o sistema operativo QES (QNAP Enterprise Storage) 2.1.0, que inclui novas funcionalidades como: o algoritmo Write Coalescing exclusivo da QNAP para otimizar o desempenho all-flash em ZFS, otimização SSD determinada por software, compactação inline, suporte iSER e outras tecnologias avançadas. Demonstrando valências em alta performance, proteção de dados, redução de dados, virtualização e a compatibilidade com ambientes na nuvem OpenStack®, o QES 2.1.0 oferece uma solução de armazenamento otimizada para flash economicamente viável para centros de dados de empresas e ambientes VDI.

“As exigências das empresas por armazenamento all-flash permanece forte devido aos requisitos por IOPS maximizadas e latência I/O mínima,” comentou Joe Chao, Gestor de Produto da QNAP, que continua “o QES 2.1.0 concentra-se em libertar o potencial de desempenho do armazenamento all-flash, ajudando as empresas a enfrentar bottlenecks de performance em aplicações críticas como data centres, virtualização e VDI.”

O QES é baseado no kernel FreeBSD e usa ZFS. No QES 2.1.0 o novo algoritmo Write Coalescing potencia um boost no desempenho, que em teste conduzidos pela QNAP permitiu um crescimento de 400% em performance de escrita aleatória para o NAS all-flash TES-3085U. Suporte para o sobreprovisionamento determinado por software permite aos utilizadores alocar espaço de sobreprovisionamento adicional para SSDs e Storage Pools de maneira a evitar a degradação do desempenho causada por amplificação de escrita, ao mesmo tempo que beneficia a longevidade dos SSDs.

Além de reforçar a deduplicação de dados inline e compressão de dados inline existentes do QES, o QES 2.1.0 alcança um espaço ainda mais amplo ao suportar técnicas avançadas de compactação de dados inline – uma característica especialmente útil quando dados extremamente repetitivos ou uma grande quantidade de pequenos ficheiros (como logs de transações de bancos ou comércio eletrónico) são gerados.

Além do seu desempenho de excelência, o QES 2.1.0 suporta numerosas funcionalidades de proteção de dados baseadas em ZFS e opções de recuperação de dados, incluindo somas de verificação de ponta a ponta para detetar e corrigir a corrupção silenciosa de dados, snapshots praticamente ilimitados para iSCSI LUN e pastas partilhadas, e SnapSync para acelerar backups remotos. Os NAS QNAP baseados em QES suportam virtualização VMware®, Microsoft® e Citrix®, e o SnapSync também suporta VMware Site Recovery Manager (SRM) de forma a oferecer backup remoto de nível empresarial e uma solução de recuperação para otimizar a performance VMware, e para serviços de partilha de ficheiros OpenStack Cinder e Manila, oferecendo às empresas uma solução de armazenamento flexível, fácil de usar e acessível para ambientes OpenStack.

Disponibilidade e compatibilidade

O QES 2.1.0 está disponível a partir do Download Center para os sistemas NAS TES-3085U, TES-1885U e ES164dc v2 de nível empresarial. Para mais informações, por favor visite https://www.qnap.com/qes/2.1.0/.

 

Previous post

John Wick 3: Parabellum

Next post

Smart Glasses: uma nova forma de trabalhar

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.