AnálisesRefrigeração

Noctua NT-H2, NT-H1 e NA-SCW1 [Pasta térmica e toalhitas de limpeza]

A Noctua – reconhecida empresa austríaca de componentes e sistemas de refrigeração – lançou no final de janeiro uma versão melhorada da sua pasta térmica de alto desempenho NT-H1. Para além da facilidade de manuseamento e estabilidade a longo prazo, a recente lançada versão – a NT-H2 – apresenta uma fórmula refinada de micropartículas para uma performance térmica melhorada, apta para os projetos mais exigentes.

Melhorando a premiada NT-H1, a NT-H2 usa uma nova mistura fina de micropartículas de óxido de metal para uma resistência térmica ainda mais baixa e redução de espessura em pressões de montagem típicas. Isso permite que atinja um desempenho ainda melhor na maioria dos cenários de aplicação. Nos testes internos padronizados da Noctua, em várias plataformas e cargas de calor, foram obtidas temperaturas inferiores a 2°C.

A empresa austríaca anunciou ainda uma nova apresentação do NT-H1, agora com embalagens maiores de 10g – para além das já habituais embalagens de 3.5g – perfeitas para processadores mais imponentes como o AMD’s Threadripper (TR4) ou o Intel’s LGA3647, que exigem um volume superior de pasta térmica. A última novidade divulgada foram as toalhitas de limpeza NA-SCW1, que prometem remover pasta térmica de forma rápida e eficiente.

São esses os três produtos que temos hoje em teste!

Podem ver este produto on-site aqui: Noctua NT-H2, NT-H1 e NA-SCW1

Condições de teste
Sistemas utilizados:
Hardware
Processador Intel Xeon E5-2620
Placa-mãe ECS X79R-A Deluxe
Placa gráfica MSI GTX 950 Gaming 2G
Memória Exceleram DDR3 32GB Red Kit (4x 8G)
Fonte NZXT E850
AOC U3277PWQU
Razer Deathadder Elite + Razer Mouse Bungee
Razer Deathstalker
SSD 2.5″ Crucial BX500 120GB 3D TLC
Toshiba X300 5TB

Software
NZXT CAM
Intel Burn Test

Dados sobre o produto
Tipo de produto: Pasta térmica
Segmento: NT
Função/utilização alvo: Interface térmica
Gama da preços:
NT-H1 3.5g: 7.90 EUR/USD
NT-H1 10g: 14.90 EUR /USD
NT-H2 3.5g: 12.90 EUR/USD
NT-H2 10g: 24.90 EUR/USD
NA-SCW1: 7.90 EUR/USD

Análise
Verificando o desempenho via Benchmarks, comparamos estas duas pastas com outras soluções adversárias, na capacidade de arrefecimento com um Gelid Phantom, num processador de tamanho médio atual (socket 2011):
Imagem

Conclusão
A Noctua NT-H2 foi uma das pastas mais simples com que trabalhei, sendo muito fácil assegurar a correta aplicação e espalhamento, mesmo em IC maiores. O formato utilizado e a inclusão das novas toalhitas fazem dela um produto Premium no mercado, para quem procura o melhor a cada aplicação. É também uma pasta com um óptimo tempo de vida em armazém e uns longos 5 anos quando aplicada. As novas versões de 10 gramas vêm também combater no mercado dos processadores com área gigante, onde é ainda mais crucial, devido aos altos TDP, que a pasta esteja aplicada na perfeição. As toalhitas SCW1 são uma melhoria notória comparativamente aos líquidos de remoção de pasta, ao permitirem limpar com maior segurança, de forma eficaz e rápida, toda a pasta dos componentes.

Galeria

Noctua NT-H2

7.9 EUR
9.5

Desempenho

9.0/10

Processo de aplicação

9.0/10

Processo de remoção

10.0/10

Utilidades e extras

10.0/10

Prós

  • Desempenho
  • Produtos super fáceis de aplicar e remover
  • Sem tempo de cura necessário

Contras

  • Nada a apontar
Previous post

AOC lança monitor G2868PQU com 28" em resolução UHD

Next post

Captain Marvel

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.