Marvel’s Spider Man
Maravilhoso! É a única palavra que me sai depois de ter finalizado o Marvel’s Spider-Man. O que a Sony não conseguiu trazer para os seus filmes a Insomniac conseguiu colocar no seu jogo. Toda a história é envolvente e emocional. A certa altura senti que estava na pele de Peter Parker e procurava uma “vingança” pelo que um dos vilões tinha feito. Relativamente às referências dos Comics são imensas e os Bairros de Nova Iorque estão muito bem referenciados. A jogabilidade é muito fluida com ótimas animações em todos os momentos e só aponto uma única falha. A inexistência de uma camara fixa num inimigo, muito recorrente em vários jogos, por vezes ajudaria a não ficar perdido em lutas contra muitos inimigos.
A Historia deste jogo faz-me lembrar uma série, bem escrita, e as suas missões enquadram-se em “episódios” com consequências para uma narrativa final evitando assim a linearidade e torna as missões mais importantes para se saber o desenlace desta história. Apesar de por vezes ser um pouco previsível – a MJ não podia passar um jogo sem se meter em apuros não é? Algo que também gostei bastante foi a inclusão de mini-puzzles para poder progredir em certos momentos evitando cinemáticas longas e adicionando uma característica diferente a um jogo de ação.
Árvores de Habilidades, Equipamentos e Fatos, e seus poderes, são alguns extras que podemos adicionar à nossa jogabilidade e assim ajustar ao que mais se adapta ao nosso estilo de jogo ou à situação que nos encontramos. Temos “balas” de teia poderosas que prendem o inimigo imediatamente as paredes, ótima para ser usada contra poucos inimigos, ou bombas de teia que prendem os inimigos reduzindo a sua mobilidade e que se ajusta mais a batalhas contra vários inimigos.
Sendo um jogo de mundo aberto, em que está muito bem desenhado, também contem algumas missões secundárias, muitas delas baseadas em mini jogos ou em explorar o mapa. Peter Parker em vários dos seus comics trabalhava como jornalista então as fotografias não podiam faltar a um jogo de Spider-Man e claro que temos um relato de um jornalista que procura retirar o apoio dos populares do Vigilante Nova-iorquino.
Em resumo Spider-Man é um jogo brilhante tendo apenas como revés a sua falta de longevidade, 30 a 35 horas chegam para terminar todos os bairros de Nova Iorque.
Versão testada: versão PS4