ModdingProjectos da Equipa

Hitman Blood Asterion

Inspirado na franquia Hitman, um dos meus jogos preferidos, este projeto vai explorar conceitos básicos para o desenvolvimento de um mod, com tarefas simples como pintura a spray a técnicas mais avançadas como corte em CNC.

Conceito
Sempre adorei o logótipo da série e os contornos de assassino silencioso associados ao nosso Codename 47. A escolha de cores é mais do que óbvia, sendo a base o preto ou cinza escuro e o vermelho. A caixa utilizada é uma Raijintek Asterion Classic, uma full-ATX que suporta múltiplos radiadores, placas-mãe até E-ATX, tem um painel frontal maciço de alumínio escovado e duas laterais em vidro temperado escurecido.

Casemod
A escolha da caixa é sempre um dos pontos mais importantes porque determinará a base com que irão trabalhar. Neste caso temos uma caixa com vários painéis diferentes do habitual, com a frontal e topo num belo escovado sobre cinza escuro e as laterais em vidro temperado. Isto transforma a caixa num desafio pois as técnicas para modificar vidro são limitadas e complicadas e o corte de painéis escovados bastante exigentes, pois qualquer descuido estragaria a superfície.

Plano
A ideia é muito simples e aposta em modificações que demoram períodos pequenos cada uma, perfeitas para fazer nos tempos livres ao fim-de-semana. A mais simples é a pintura de elementos do interior em vermelho vivo, onde foi utilizado um spray da Montana (linha Hardcore), em peças que no futuro com iluminação interior façam o restante sistema se destacar. As outras modificações são onde a complexidade começa.

Vidro temperado
Para as laterais a técnica a explorar é a gravação de vidro, onde optaremos pela alternativa química ao invés da física, utilizando um produto que ataca o vidro nas superfícies em que entra em contacto porque utilizar a DREMEL para raspar seria demasiado arriscado e o resultado com mais imperfeições. A utilização destes produtos exige criar um stencil, que no nosso caso será um vinil devido às curvas do logótipo da franquia.

Frontal
O painel mais desafiante em que irei trabalhar este ano, a frontal desta Raijintek é um painel maciço de 3mm de alumínio, é escovado e para o trabalhar teremos de recorrer a corte por CNC. O modelo que será utilizado é da SEGMAG uma empresa nacional que produz equipamentos deste tipo com uma área de ocupação reduzida, custo reduzido e potência para trabalhar estes materiais. Na frontal ficará parte do logo da série, sendo que o resto descai para os vidros temperados num efeito 3D.

Cooling
A refrigeração ficará a cargo de um radiador de 360mm na frontal para refrigerar processador e placa gráfica, conectores em vermelho da Bitspower (modelo Deep Blood) e para os tubos duas opções: tubo de 16/10mm transparente da Mayhems e líquido da mesma marca em preto ou tubo preto opaco de 16/10mm e líquido Pastel Red da Mayhems.

Modificações:
# Pintura em vermelho do interior;
# Gravação no vidro temperado do logo da saga;
# Corte em CNC da frente do logo da saga;
# Rede metálica entre os dois componentes da frente;
# Espaçadores 3D para permitir a instalação da rede metálica;

Modders:
# Modificação por Luís Alves
# Corte CNC por Pedro Cardoso
# Peças 3D por João Cardoso

Modding Video Series

Análise completa em:
Website – http://modaafoca.com/3845/raijintek-asterion-basic/
Fórum – https://www.modaafoca.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2250

Galeria

Patrocinado por: Raijintek Europa

Previous post

BlackBerry KEYone e BlackBerry Motion certificados pelo programa Android Enterprise Recommended

Next post

Philips anuncia 3 novos modelos da linha E9 - 276E9Q

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.