AnálisesFotografia e Vídeo

Taika Color Doryt 135mm f/3.5 “Bokeh Monster” [Objetiva]

Esta lente Taika Color Doryt tem construção Japonesa, uma distância fixa focal de 135mm (telefoto) e uma abertura regulável f/3.5-22. O seu nº elevado de lâminas (16) fazem dela um modelo “bokeh monster”, pelo tipo de desfoque que permite nas aberturas mais altas, que tanto pode ser feito com o fundo do nosso motivo como com motivos mais perto que a distância mínima de foco. O duplo anel para regular a abertura tornam-a muito prática, assim como o seu peso mais reduzido por ter poucos elementos ópticos. Para este ensaio fizemos uma mini tour a um sábado de manhã e podem ficar com uma mega galeria das fotos recolhidas no espaço de 1 semana com ela, que provam o forte desta lente.

Podem ver este produto on-site aqui: Taika Color Doryt 135mm f/3.5

Condições de teste

Hardware
Panasonic Lumix GH4

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Objetiva de distância focal fixa e foco manual
Nomes comuns utilizados: Taika Color Doryt 135mm
Função/utilização alvo: Retratos com telefoto, criativos e efeitos com Bokeh
Gama da preços: 145€ (Janeiro 2018) @ Taika Color Doryt 135mm f/3.5

Análise

Duas fotos muito rápidas de comparação da abertura máxima (f/3.5) com a abertura mínima (f/22):
Imagem
Imagem

Galeria

Conclusão

A Taika Color Doryt 135mm f/3.5 é uma robusta e prática lente telefoto para retratos e destaque de motivos, com um Bokeh que realmente é genial. Na minha opinião os 2/5 centrais (na vertical) da foto são os ideias para enquadrar o motivo, devido à suavidade excessiva que a imagem adquire junto das laterais. As cores são vibrantes e existe um certo glowing que dá à imagem um look “surreal”, que em conjunto com o forte bokeh fazem dela uma lente sobretudo para criativos que gostem de pegar numa lente diferente e experimentar novas abordagens. Uma vantagem de ser telefoto é a facilidade com que colocam objectos abaixo da distância focal mínima (como luzes led) para fotos ainda mais criativas.

Taika Color Doryt 135mm f/3.5

145 €
8.4

Qualidade construção

8.0/10

Foto

8.0/10

Vídeo

8.0/10

Macro/Zoom

8.0/10

Foco

9.0/10

Bokeh

10.0/10

Peso

8.0/10

Tamanho

9.0/10

Ruído Sonoro

8.0/10
Previous post

ACER Iconia One 7 (B1-7A0) [Tablet]

Next post

BOSE SoundLink Revolve+ [Coluna portátil]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.