AnálisesFotografia e Vídeo

PENTACON MC f/1.8 50mm

Tive oportunidade de testar a super acessível PENTACON 50 f/1.8 na versão “all-black”, que me entusiasmou sobretudo para um vídeo que a utilizava nas condições que queríamos puxar por ela: retrato e baixa luminosidade (filmagem interior com apenas luz natural). Esta lente tem rosca M42, Multi-coating, abertura entre f/1.8 e f/16 e consegue focar após os 33cm de distância ao objecto. O controlo de foco é muito equilibrado: nos 1º centímetros utilizam grande parte do perímetro de rotação do anel de foco e após os 2metros a progressão é rápida. Este mesmo anel é com borracha e tem um grip muito satisfatório, que utilizei com a máquina num Gimbal sem problemas de estabilização vs foco. Um detalhe que passa muito despercebido, é a não rigidez dos valores de abertura, sendo possível o chamado “half-stop”.

Podem ver este produto on-site aqui: PENTACON MC f/1.8 50mm

Condições de teste

Hardware
Panasonic Lumix GH4

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Objetiva prime normal (50mm) focal fixa
Nomes comuns utilizados: Pentacon 50 1.8
Função/utilização alvo:  retrato ou condições de baixa luminosidade
Gama da preços: Entre 60-70€ @ Novembro 2017

Análise

Como prometido, um vídeo inteiro feito com esta lente procurando espremer o melhor que ela tem para oferecer:

Esta lente teve direito a um vídeo com o mesmo tema Natureza da Flektogon “Silver Nose”:

Conclusão

A PENTACON MC f/1.8 50mm é uma lente barata, perfeita para retratos, iniciação ao Macro e condições de menor intensidade de luz. O controlo de foco assenta num movimento amplo do anel e a sua constituição permite um Bokeh e DOF muito peculiares. Para garantir a nitidez em todo a foto podem ter de subir até f/8 em Full-Frame. Já no vignetting o truque é manter a lente sempre nos f/1.8 onde este fenómeno é garantido (até na nossa MFT).

Análise no fórum

Foto exemplo + lente

PENTACON MC f/1.8 50mm

8.6

Qualidade de construção

9.0/10

Foto

8.0/10

Vídeo

8.0/10

Macro/Zoom

8.0/10

Foco

9.0/10

Bokeh

8.0/10

Peso

9.0/10

Tamanho

9.0/10

Ruído Sonoro

9.0/10

Prós

  • Qualidade de construção
  • Distância mínima de foco
  • Capaz de macro
  • Capacidade de DOF mesmo a f/16

Contras

  • O movimento de foco é bastante longo, poderá não agradar a todos
  • É necessário diminuir bastante a abertura para uniformizar a nitidez
Previous post

FLEKTOGON MC f/2.4 35mm

Next post

Wipro - MEaningful Experiences Live 2017

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.