CulturaLiteratura

Livro #GeraçãoCordão

A atual geração não desliga do mundo virtual. Tem uma constante necessidade de estar conectado, o acesso é fácil, a utilização simples, são nascidos e criados no meio da tecnologia. Mas, como evitar problemas na ciber-educação? A que devemos estar atentos? Existe uma idade em que as crianças podem começar a navegar sem supervisão? O #geraçãocordão é exímio na colocação deste tipo de perguntas e nasce nele um tema muito bom de discutir.

Entre muitos outros temas, este livro aborda:
– O uso da Internet
– Likes, selfies, phubbing, youtubers, bloggers
– Estar online é seguro?
– Sexting, cyberbulling, ciberstalking, grooming
– Pegada digital
– Os pais como modelos
– Fosso digital entre pais e filhos
– O que os pais precisam de saber
– Vantagens e desvantagens das tecnologias
– Consumo saudável da Internet
– A dependência
– Construção de guiões de boas-práticas

A ler se:

A ciber-educação for um detalhe equacionado na educação dos jovens que o rodeiam.

Conclusão

Um livro super bem enquadrado na temática de educação tecnológica, com uma abordagem simples em estilo guia, colhendo referências num formato de entrevista disruptiva de convidados de várias profissões e idades em Portugal. É necessário algum conhecimento nesta temática antes de iniciar a leitura, pois a tecnologia evolui a uma taxa muito superior à biologia humana e as nossas crianças viajam de mão dada com ela, conhecendo coisas que são alheias a muitos de nós. Faz as perguntas certas da forma certa e é sem dúvida um bom manual para pais, professores e educadores. Só tenho pena da WikiPais não ter ficado mais extensa e com maior adesão do público.

Obrigado à LIDEL pela cedência de um exemplar para análise.

#GeraçãoCordão - A geração que não desliga!

Sem preço fixo
9.5

Pontuação final

9.5/10

Prós

  • Formato de entrevista disruptiva
  • Bom manual para pais, professores e educadores

Contras

  • WikiPais teve pouca adesão
Previous post

CAT S60 - O telemóvel indestrutível com câmara IR [Smartphone]

Next post

#MiniCityExperience @ Porto

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.