Guias

Porque usar Mesa Aquecida?

A mesa aquecida é usada para melhorar a qualidade de impressão mantendo as camadas extrudidas quentes e prevenindo que se deformem. O arrefecimento não é uniforme em toda a peça, os cantos têm tendência a arrefecer mais depressa que o interior. Com isto, as partes que apresentam um arrefecimento mais rápido têm tendência a “descolar” da mesa e deformar o modelo.

Efeito do Arrefecimento sem Mesa Aquecida

Antigamente eram usadas técnicas como os rafts. Os rafts eram usados para aumentar a área de contacto da peça com a mesa prevenindo as deformações dos cantos.

A mesa aquecida previne a deformação mantendo toda a peça quente durante toda a impressão. Esta irá manter a peça numa temperatura igual ou superior à temperatura em que o material se apresenta maleável. Mas ainda é possível usar outras ferramentas para melhorar a qualidade da impressão e a adesão.

Falemos então das temperaturas e ferramentas geralmente usadas para melhorar a adesão e a qualidade da impressão:

Para a mesa aquecida são usadas as temperaturas entre 50 – 60ºC para o PLA e entre os 100-110ºC para ABS.

Outro truque muito comum passa por usar fita (de pintor ou Kapton) ou spray tipo “laca” para aumentar a adesão. A fita de pintor é um produto óptimo, em conjunto com a mesa aquecida, para a produção de produtos em ABS porque a fita de pintor apresenta uma superfície rugosa que aumenta a adesão.

Para o PLA é preferível usar o Kapton sobre um vidro. Apesar das vantagens é necessário trocar o Kapton periodicamente o que pode ser um pouco aborrecido. Ainda é comum encontrar-se alguns utilizadores a usarem “laca” para melhorar a adesão do PLA ao vidro.

Previous post

AOC apresenta novo AGON (AG271UG) - 27" a UHD e G-Sync

Next post

Razer lança o Razer Blade Pro

Paulo Castro

Paulo Castro

Cargo: Game Review Specialist (Consoles)
Naturalidade: Vila do Conde
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e com Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Automação, na FEUP. Gosto de aprender coisas novas e por essa razão estou sempre à procura de algo novo para fazer. Tendo a oportunidade de adquirir uma impressora 3D não hesitei e desde então tenho explorado tudo este novo mundo.