Guias

Peças integrais: como funcionam?


Sabem como funcionam peças que funcionam mecanicamente logo após impresssão?

A Impressão 3D, além de peças de desing, também é muito utilizada para peças de construção rápida e protótipos. Neste contexto, é útil que a impressão seja feita o mais rápido e barato possível. Mas peças de construção e protótipos podem necessitar de várias peças, várias peças significam montagem, montagem significa perda de tempo.
Assim seria ótimo que fosse possível imprimir tudo de uma vez e o seu movimento permanecesse utilizável mas são necessários cuidados especiais:

# A impressão única é bastante útil quando não precisamos de utilizar diferentes materiais ou cores. Caso contrário volta a ser necessário imprimir por peças e depois montar.

# Quando queremos uma impressão única temos que deixar folgas “controladas” nas partes móveis. Esta folga irá permitir que as peças que têm interação umas sobre as outras não fiquem coladas, impossibilitando o seu movimento. As folgas típicas a dar são de 0.3 mm mas este valor não é regra pois existem dois parâmetros essenciais para esta folga – a impressora e o material.

As características mecânicas da impressora são importantes pois afetam a precisão das camadas. O material é muito importante pois a sua compressão vai ditar se as folgas estão corretas e permitem a interação: por exemplo, se o material apresentar pouca compressão pode ser necessário fornecer mais folga, ou vice-versa.

Conheçam alguns dos modelos que sugiro para perceberem o conceito:

http://www.thingiverse.com/thing:1134277 – Robô da BqLabs. Depois de impresso é possivel colocá-lo em várias posições

http://www.thingiverse.com/thing:925556 – Macaco da Intentional3D. É impresso na sua posição de repouso e depois ao girar o parafuso (inicialmente com mais força) é possivel que se abra.

http://www.thingiverse.com/thing:139268 – Chave Inglesa, design por barsping. Depois de impresso está totalmente funcional para apertar uns parafusos.

http://www.thingiverse.com/thing:681602 – Simulação de Giroscópio, design por 4323peter. Assim funciona um giroscópio
.

 

Previous post

Samsung na MWC 2017

Next post

Lian Li - PC-TU100 [Caixa de computador]

Paulo Castro

Paulo Castro

Cargo: Game Review Specialist (Consoles)
Naturalidade: Vila do Conde
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e com Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Automação, na FEUP. Gosto de aprender coisas novas e por essa razão estou sempre à procura de algo novo para fazer. Tendo a oportunidade de adquirir uma impressora 3D não hesitei e desde então tenho explorado tudo este novo mundo.