Guias

O que é o material de suporte?

A construção de uma peça por impressão 3D é feita a partir da deposição de material camada a camada. Dependendo da tecnologia utilizada e da complexidade da peça a imprimir pode levar a que seja necessário o uso de material de suporte.

Apesar de o material de suporte ser benéfico na construção de peças complexas. Este também acarreta desvantagens. Pois o seu uso afecta o acabamento e obriga a que seja retirado, causando impacto no tempo de preparação.

Este artigo vai nos ajudar a perceber como o suporte é implementado e como pode ter impacto no design da peça final.

Na impressão 3D por FDM cada camada é impressa por cima de uma outra camada. Isto permite que o modela seja construído com ângulos de 45º. Quando a camada seguinte é impressa com uma saliência superior a 45º, denominado overhang. Sendo, então, necessário o uso de material de suporte para segurar.

Vamos considerar que necessitamos imprimir as Letras Y, H e T e verificar se estas impressões necessitariam de material de suporte.

A Letra Y pode ser facilmente impressa pois os seus braços apresentam um overhang igual ou inferior a 45º pelo que não necessita de suporte. Já a Letra H é um pouco mais complicado devido à ponte existente no seu interior. Para esta impressão podemos não necessitar de material caso a “ponte” da impressão apresente um comprimento inferior a 5 mm. Caso contrário é necessário material de suporte. A Letra T necessita de suporte para os braços, caso não exista o material, ainda em fusão, vai começar a cair sem apoio.

Um exemplo da forma como seriam impressas as letras está colocada na imagem abaixo.

Colocação de Suporte – Por Perry Cain

Mas como referido anteriormente, o material de suporte apresenta desvantagens como é o caso de necessitar sempre de um pós-processamento. Este pós-processamento pode danificar a superfície de contacto ou deixa-la com manchas. Além disto as camadas impressas sobre camadas de suporte não apresentam o mesmo acabamento que camadas impressas sobre outras sólidas. Este material também pode ser difícil de retirar, especialmente em pequenos espaços podendo levar a partir o material.

O material de suporte pode ser disposto de duas formas. A forma mais comum apresenta-se na forma de “acordeão” ou de rede. Mas também podem apresentar a “forma de árvore” ou “torres”. O segundo método apesar de menos popular apresenta pouco contacto com a peça permitindo que o acabamento possa ser melhor.

Suporte em Árvore e Acordeão – Por Perry Cain

Actualmente também existe outra opção. Em Impressoras com 2 extrusores, o suporte pode ser impresso num material que se dissolve numa solução química e que não afecte o componente principal. Isto resulta de um acabamento bastante melhor mas o custo de impressão será muito mais elevado.

Previous post

Lian Li - PC-TU100 [Caixa de computador]

Next post

BitFenix Portal - Uma caixa de outra dimensão

Paulo Castro

Paulo Castro

Cargo: Game Review Specialist (Consoles)
Naturalidade: Vila do Conde
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e com Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Automação, na FEUP. Gosto de aprender coisas novas e por essa razão estou sempre à procura de algo novo para fazer. Tendo a oportunidade de adquirir uma impressora 3D não hesitei e desde então tenho explorado tudo este novo mundo.