Lian Li – PC-TU100 [Caixa de computador]
Lian Li TU100 – A caixa portátil de trabalho?
Hoje em dia, profissionais e gamers, exigem ter um poderoso sistema nas dimensões mais pequenas possíveis, para trabalhar ou vídeo jogos pesados. A opção de um portátil não é a melhor porque conseguir igualar as necessidades, tem um preço demasiado elevado.
Para e com o decorrer dos anos, a Lian Li vem resolvendo o problema com caixas pequenas, como a PC-TU100: supercompacta, pode suportar poderosos hardwares, de todos os gostos e carteiras, para levar a LAN de jogos ou para trabalho profissionais que exigem alguma mobilidade.
Podem ver este produto on-site aqui: Lian Li PC-TU100
Dados sobre o produto
Tipo de produto: Caixa PC
Nomes comuns utilizados: Lian Li TU100
Função alvo: mITX e mDTX
Gama da preços: 110€ na CaseKing.de
Versão: Preta
Análise
A Lian Li é conhecida por ser uma das fabricantes de produtos com qualidade premium, para surpreendentes projetos em caixas inovadoras. A PC-TU100 é uma caixa bastante compacta, leve e simples, superando as que existem hoje no mercado em formato mini-atx, com uma portabilidade para qualquer lugar sem esforços. A caixa tem 170mm x 277mm x 252mm (LxAxC) de dimensões e com um peso de 1,77 kg (sem qualquer hardware).
Exterior:
Em termos do exterior, a caixa é feita de alumínio leve com um acabamento de qualidade superior e escovado, nas versões de cores preto e prata.
Nas arestas têm umas protecções com objectivo de absorver os choques que surgem pelo transporte.
Na frente temos uma entrada de ar, que suporta um fan de 120mm, 2x portas USB 3.0, entrada de áudio e de microfone, botão power com dois leds para indicações de funcionamento e do HD em uso.
No topo tem uma pega em plástico, para melhor facilidade de transporte.
Nas laterais, os painéis são desbloqueados com apenas um empurrão da alavanca de libertação. Para colocar de volta, basta simplesmente empurrar para travar os pinos de modo a ficar tudo preso.
Na retaguarda, possui aberturas para o espelho da Motherboard, a fonte e saídas de ar. Mais abaixo, existe aberturas para a GPU´s, no máximo de duas slots.
Por fim, na parte inferior, existem uns pés em metal.
Interior:
No interior da caixa, temos compatibilidades máxima para – uma fan de 120mm frontal com filtro de pó (incluído), duas slots para HHD 2.5”, uma slot Slim ODD e possibilidade para colocar um 2.5” ou 3.5” HDD.
O importante a reter da caixa é só suportar fonte SFX com um comprimento máximo de 170mm, de modo a economizar espaço, logo fontes ATX comuns simplesmente não são compatíveis. O aconselhável é usar uma fonte com os menores cabos possíveis, para melhorar o fluxo de ar. Também de salientar que existe limitação em dissipadores de CPU a utilizar: recomendamos os Low Profile com uma altura máxima 60mm ou Watercooler com radiador 120mm. Em termos de GPU, o comprimento limite é de 193mm, mas se usar um AIO essa medida será menor dependendo da espessura do radiador.
Conclusão
A Lian Li PC-TU100 continua a ser uma caixa compacta mas capaz para os dias de hoje. Com o aumento do número de GPUs low profile e “nano” os sistemas são cada vez mais poderosos e portáteis. A grande limitação será a fonte SFX, que provavelmente para uma GPU poderosa custará o mesmo preço da caixa, um ponto que não me agradou muito. Mas a qualidade é premium, o que justifica a exclusividade que a caixa nos oferece.