AnálisesSoftware

FLiP 10 e FLiPEd [Editor de texto]

O FLiP 10 e respetivo FLiPEd foram os meus auxiliares nos principais textos desde março de 2016, entre eles, a minha Tese de Mestrado numa área de Engenharia, os meus artigos para a PCGuia.PT e conteúdos principais do website. O software é muito simples, inclui um corretor ortográfico, um dicionário, um conversor para o novo Acordo Ortográfico e um extra para o Microsoft Word. Hoje vou resumir um pouco as funcionalidades pela parte do FLiPEd (de editor), já que depois tudo se aplica ao módulo para o Word.

O ecrã inicial é simples e formal

Exemplo de um artigo de opinião para a revista

O FLiPEd é simples de usar porque utiliza um formato que já nos é familiar. A vantagem recai sobre a forma como utiliza as funcionalidades do FLiP, bastante optimizada.

Mas que tipo de funcionalidades encontram?

Exemplo da pesquisa no Dicionário Priberam

Está disponível o Dicionário da Priberam com acesso rápido.

São vários os dicionários temáticos

Para uma adaptação à vossa escrita existem dicionários temáticos, com os quais ele vai sugerir revisões próprias da área selecionada.

Existem 4 tipos de adequação ortográfica

Podem recorrer a uma escrita em modo formal, corrente, informal ou uma personalizada, que desbloqueia os seguintes items:

São muito extensos os menus de personalização da ortografia e gramática

Estas são as funções principais que me permitem adequar o texto a cada tipo de publicação que faço durante o mês. Mas existem mais:

Ao seleccionar uma palavra podem ver os seus sinónimos

Outra forma de evitar repetições enfadonhas e escolher palavras mais adequadas ao tema é o menu de sinónimos. Ao fazer duplo clique num significado podem ver os seus sinónimos e acabar com outras soluções, só substituindo a palavra ao fim de algumas iterações.

O menu de verbos e conjugação está acessível do lado direito

Eu nunca fui muito bom aluno a Português, especialmente nos tempos verbais. Já o FLiPEd domina-os e ajuda com uma consulta em tempo real da conjugação dos tempos verbais. É tão bom que agora até o verbo afinfar conhecemos do presente ao futuro.

Afinfem esta conjugação

Para o Word existe uma extensão que surge na barra do topo.

Integração com o Word

Conclusão

O FLiP 10 é uma ferramenta completa que funciona tanto num editor idealizado para maximizar as suas funcionalidades, o FLiPEd, como para nos ajudar no Microsoft Word, o editor favorito de muitos. A sua adequação aos temas e grafias que lhe propomos é muito bom, resultando num editor multifacetado que se adequa à área de trabalho que procuramos. Explorei-o em três grandes vertentes com resultados muito bons. Sem dúvida uma ferramenta a considerar para quem não quer falhar uma única palavra.

FLiP 10 e FLiPEd

9

Funcionalidades

10.0/10

Design

7.0/10

Interação

9.0/10

Desempenho

10.0/10
Previous post

Raijintek - Asterion Basic

Next post

Ethical Hacking – Teste de rede e intrusão (Parte 2)

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.