AnálisesHardware

QNAP – TS-231+ [NAS]

capa-v5

Este modelo vem melhorar o TS-231, melhorando o CPU para 1,4GHZ (versus 1,2GHz) e RAM para 1GB DDR (versus 521MB). O consumo foi também aprimorado, consumindo agora 20% menos sensivelmente. Já o sistema operativo é agora o QTS 4.2 com vários toques e retoques que melhoram ainda mais o produto, culminando na última semana com o lançamento das aplicações mobile.

Podem ver este produto on-site aqui: TS-231+

Introdução

A QNAP (Quality Network Appliance Provider) Systems, Inc., como o seu nome promete, pretende disponibilizar ofertas em termos soluções de topo de armazenamento ligado em rede (NAS) e gravação de vídeo em rede (NVR) com funcionamento simples de utilizar e robusto, grande capacidade de armazenamento e fiabilidade. A QNAP integra tecnologias e designs para fornecer produtos de qualidade superior que melhoram de forma eficaz e eficiência empresarial em termos de partilha de ficheiros, aplicações de virtualização, gestão de armazenamento ou vigilância em ambientes empresariais, assim como melhorar o entretenimento para os utilizadores residenciais através da oferta de uma experiência divertida de centro multimédia. Com sede em Taipei, a QNAP fornece as suas soluções para o mercado global com inovação e paixão contínuas.

Podem visitá-los em: QNAP Website

Condições de teste

Hardware Desktop
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
ZOTAC GTX 560 AMP!
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD

Hardware Híbrido
ACER Switch 10 modelo 64GB

Smartphone
Huawei P8

Software
Windows 8 (Desktop por cabo Ethernet)
Windows 8.1 (híbrido por wifi)

Disco NAS
Seagate Momentus 2,5″ 250GB

Dados sobre o produto

Tipo de produto: NAS de 2 baías
Segmento: NAS 2 baías
Gama/Série: X21+
Função/utilização alvo: Pequenas e Médias Empresas
Data de lançamento: Novembro 2015
Gama da preços: 269€ na PCComponentes.com
Versão: QTS 4.2

Embalagem

Para começar é altura de ver a embalagem e o NAS pela primeira vez.

Overview

Vamos em poucos dois minutos ficar a conhecer o TS-231+ melhor, explorando as peças, a construção e conteúdos.

TearDown

Uma rubrica não muito usual por aqui, mas vamos agora abrir o NAS completamente e explorar todos os elementos, muito rapidamente:

Instalação e utilização

É mesmo muito simples instalar um disco neste NAS, seja 2,5″ ou 3,5″. Neste próximo vídeo vamos explicar como o fazer e como instalar o QTS 4.2 e fazer o primeiro arranque.

Software

O QTS 4.2 é realmente fantástico, tem um look muito leve e neste vídeo vamos explorar os seus vários detalhes como sistema operativo.

Podem experimentar o Software vós mesmos por este magnífico link da QNAP

Aplicações Mobile

São fantásticas as aplicações mobile da QNAP para os seus NAS. Apesar de limitado no seu uso, fiquem com o que achamos delas:

Análise

É interessante a facilidade com que adicionam um servidor multimédia e um disco de rede do NAS ao vosso PC pessoal.
Imagem

Fizemos alguns testes de operações copiar/colar, acessos e benchmark sintéticos aos discos instalados no NAS. Usando o Seagate Momentus 2,5″ 250GB no Crystal Disk Benchmark e em movimentos simples copiar/colar obtivemos valores na ordem dos 70 a 80M/s de pico, valores declarados no website como máximos sem encriptação, ou seja, saturamos o desempenho do NAS com sucesso.
Imagem

Resumindo toda a análise, fiquem com este vídeo onde vos guio sobre as minhas opiniões sobre o NAS, pontos fortes e fracos.

Análise completa no fórum

Conclusão

O QNAP TS-231+ a correr o QTS 4.2 provou ser uma aposta de entrada de gama muito sólida, com boa construção, bom funcionamento da interface, silencioso e poupado, cujas aplicações e mais recentemente as aplicações mobile nos deliciaram. É um equipamento muito bonito, tem um bom isolamento das vibrações dos discos e as conexões são todas de altas velocidades e actuais. Com o myQNAPCloud será certamente delicioso aproveitar toda a capacidade do NAS fora de casa e noutros equipamentos. Ficamos muito contentes com a qualidade do equipamento e para o seu PVP é uma aposta de topo em formato de 2 baías e entrada de gama no desempenho.

QNAP - TS-231+

269€
9

Desempenho

8.0/10

Consumo e ruído

10.0/10

Software

10.0/10

Design/Construção

9.0/10

Preço/Desempenho

8.0/10

Prós

  • Instalação fácil
  • Aplicações extras e aplicações mobile
  • O QTS é muito simples de usar
  • Desempenho consistente

Contras

  • O valor máximo de transferência pode não ser o ideal para utilizadores mais intensivos
Previous post

ASUS anuncia série Zen AIO S

Next post

RAZER e BLIZZARD ENTERTAINMENT anunciam periféricos oficiais licenciados do Overwatch

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.