Synology DS214+ [NAS]
A Synology tem numa base anual actualizado todos os seus NAS para novas versão. Este presente, o DS214+ (2014) é a evolução claro está do DS213+ mas que saiu com o DSM 5.0 que no momento desta análise já é 5.2.
É um NAS para um publico alvo de pequenas ou médias empresas, possuindo mais funcionalidades que a versão home ou doméstica, sendo o preço um pouco mais alto. O modelo DS2 respeita sempre a 2 baías, daí estarem a formar o nome como DS2 + 14 (2014) + “+” das funções extra fase ao DS214 para escritórios mais pequenos.
Comparativamente à versão DS213 o processador é mais rápido e a RAM é o dobro, passando de 512MB para 1GB DDR3, ganhou outra por Ethernet com funções super boas como Link Aggregation /Failover e as portas USB 3.0 são agora SuperSpeed uma norma que permite transferências mais rápidas.
Vamos neste teste vos mostrar tudo sobre o mesmo e o quão bom é o DSM 5.2 a funcionar num NAS robusto como este.
Podem ver este produto on-site aqui: DS214+
Condições de teste
Hardware Desktop
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
ZOTAC GTX 560 AMP!
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD
Hardware Híbrido
ACER Switch 10 modelo 64GB
Software
Windows 8 (Desktop por cabo Ethernet)
Windows 8.1 (híbrido por wifi)
Disco NAS
Seagate Momentus 2,5″ 250GB
Seagate Momentus 2,5″ 160GB
Dados sobre o produto
Tipo de produto: NAS de 2 baías
Segmento: NAS 2 baías
Gama/Série: Plus Series
Função/utilização alvo: Pequenas e Médias Empresas
Data de lançamento: 2014
Gama da preços: 360€
Versão: DSM 5.2
Embalagem
Para começar é altura de ver a embalagem e o NAS pela primeira vez.
Overview
Vamos em menos de dois minutos ficar a conhecer o DS214+ melhor, explorando as peças, a construção e o interior.
Instalação e utilização
É mesmo muito simples instalar um disco neste NAS, seja 2,5″ ou 3,5″
Software
O DSM 5.2 é realmente fantástico! Neste vídeo tento vos mostrar porque gosto tanto dele:
Análise
Fizemos alguns testes de operações copiar/colar, acessos e benchmark sintéticos aos discos instalados no NAS. Velocidades espectaculares, como pode ser confirmado no exemplo seguinte do teste intermédio (em 5) do Seagate Momentus 2,5″ 250GB no Crystal Disk Benchmark.
Este pequeno ensaio prova por si só que o NAS conseguiu oferecer as velocidades anunciadas no manual, existindo mesmo assim um ligeiro bottleneck por parte do NAS mas mesmo assim em valores normais.
Conclusão
O Synology DS214+ é um NAS realmente espectacular. É sólido, bem construído em hardware e software, simples e rápido de utilizar, silencioso e o DSM é uma arma mortal em toda a sua extensão, seja para uso pessoal e que exige menos processamento até soluções completas de servidores e extensões. O acesso aos dados é muito rápido fazendo nos sentir fluidez, são simples de configurar e dentro do DSM são inúmeras as possibilidades, fazendo-nos sentir que estamos perante uma solução muito sólida com que podemos confiar.