Notícias

Radeon R9 Nano – O novo processador gráfico da AMD

Gosto particularmente de tudo o que seja pequeno no mundo informático e a tendência tem sido essa. Cada vez mais os mini pcs tem ganho terreno, não só pelas dimensões, baixo consumo. mas pela performance que têm.

Na mesma linha, a AMD tem um novo processador gráfico o R9 Nano, que tem como slogan “Small Size, Giant Impact”, que como o nome indica, é pequeno, mas tem um gigantesco impacto.

Esta placa está direcionada para correr jogos em 4k e para sistemas de pequenas dimensões, como motherboards ITX. A AMD pretende transformar pequenos Pcs, em máquinas de jogos.

Segundo a revista Exame informática de Outubro, a AMD fez uma comparação com o 290X, que foi lançado há 2 anos, e este R9 nano é 40% mais pequeno e 30% mais rápido e consome menos 30% de energia, atingindo temperaturas de 75º em pleno funcionamento.

Têm uma largura de memória de até 512 GB/s, PCIe 3.0, uma porta HDMI e três displayports, suportando já Directx 12.

O valor desta placa vai rondar os 560€.

Fonte: Micronbit.net

Previous post

Acer Revo Build (M1-601) - Um mini PC modular inovador

Next post

Thermaltake Tt eSPORTS - Verto [Auscultadores]

André Paula

André Paula

Cargo: Senior Open Source and Linux
Naturalidade: Lisboa

O meu nome é André Paula, tirei um curso Técnico Profissional de informática com especialização em manutenção de hardware, na Escola Profissional de Setúbal.

Considero-me curioso e autodidata em especial no ramo informático. Gosto de aprender coisas novas e estar sempre atualizado com as novidades tecnológicas.

Relativamente ao Linux, o meu primeiro contato foi na escola, tendo aprendido os comandos básicos, criação de boot pens e recuperação de sistemas windows via linux. As distribuições que usei inicialmente foram o Ubuntu, o Kurumin e o Mandrake (já descontinuados), mas não dei continuidade depois de terminar o curso, talvez por falta de incentivos, não sei.

Depois de uns bons anos, voltei a experimentar uma distribuição Linux, que na altura foi Ubuntu 12.04 e apartir dai até hoje.

Portanto, todos os videos, artigos e podcast que faço, têm como objetivo ensinar e mudar mentalidades, mudar a forma como as pessoas em geral encaram o Linux e mostrar que existem alternativas ao que é tradicionalmente usado. Este percurso foi o que me levaram a fundar o LinuxTech.pt - https://linuxtech.pt/