AnálisesPeriféricos

Razer – Naga Epic Chroma [Rato Gaming]

O Naga é um rato já largamente conhecido pela sua mestria dentro da vertente MMORPG, com várias versões (incluindo uma para esquerdinos) que buscam a optimização do rato ao utilizador. Desta vez a sua maior actualização é a entrada dentro dos produtos premium Chroma da Razer, que permitem a customização dentro de 16,8 milhões de cores. O seu formato é muito ergonómico para ajudar nas longas sessões que os MMORPG trazem, é confortável, leve e permite ser utilizado tanto com fio como pela vertente wireless, onde o lag é praticamente inexistente. Nesta análise vamos utilizar o rato em alguns jogos MMORPG e vos retornar qual o resultado de várias horas de gaming, mas numa primeira instância preparem-se para uma das curvas de aprendizagem mais difíceis do mundo gaming.

Condições de teste
Sistemas utilizados:
Hardware
Case: NZXT H440 (White)
Processor /CPU/: AMD FX 8350 Unlocked
Graphics /GPU/: Asus Nvidia Geforce GTX 780 DirectCU II OC
Motherboard: MSI 990FXA-GD80
RAM: G-Skill Ripjaws 2x8Gb (16Gb) @1833 Mhz
Power Supply /PSU/: Corsair RM850
SSD: Crucial MX100 256Gb
HDD: Seagate Barracuda 3Tb

Software
Windows 8.1
Razer Synapse 2.0

Jogos
CS GO
The Crew
Assassin Creed Rogue
Far Cry 4
The Elder Scroll Online
World of Warcraft
Firefall

Conclusão
O Naga Chroma revelou ser um rato de Elite para gaming, sobretudo em MMOs. O visual é estonteante, o wireless apresentou uma resposta muito rápida, a personalização quer de parâmetros do sensor quer da iluminação é excelente, o design ergonómico apresentou-se bastante bom, com cuidado nos materiais escolhidos e um bom conforto para longas sessões de gaming. Contudo devido ao preço, considerem o rato apenas se vão utilizar muitos botões ou muitas Macros (para trabalhar também é uma solução versus imensos botões G/M num teclado).

Análise completa no fórum

Razer Naga Epic Chroma

9.3

Conforto e ergonomia

9.0/10

Desempenho

9.0/10

Qualidade construção

9.0/10

Aderência

9.0/10

Controlo

9.0/10

Rapidez

9.0/10

Precisão

9.0/10

Design

10.0/10

Tecnologias

10.0/10

Instalação e conteúdo

10.0/10

Prós

  • A quantidade de botões para MMORPG é do melhor que existe
  • Design e precisão muito bons
  • Funcionalidade Chroma e Synapse permite super personalização quer ao jogo quer ao nosso estilo

Contras

  • Curva de aprendizagem é demorada e árdua
  • Por vezes o software tem problemas no controlo da cor
  • A bateria não durou as 20 horas anunciadas
Previous post

Razer apresenta o tapete de rato Firefly com efeitos luminosos personalizáveis

Next post

Computex 2015 [by ECS]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.